Divulgação

Buscando incentivar a discussão e a colaboração entre comunicação e educação, a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) oferece o curso “Diálogos entre Comunicação e Educação: Vivências e possibilidades educomunicativas”. Com duração de 30 horas, o curso se apresenta como uma oportunidade de formação e aprendizagem para os interessados em conhecer ou atuar com Educomunicação.

Novo campo teórico
Destinado a estudantes, pesquisadores e profissionais de qualquer área do conhecimento, atuantes ou interessados nas áreas de Comunicação, Educação e Educomunicação, o curso tem como objetivo proporcionar a compreensão sobre os conceitos e as perspectivas teóricas e práticas fundamentais sobre comunicação e educação, além de articular as possibilidades oferecidas pela vertente comunitária e as suas áreas de atuação, desenvolvendo o próprio perfil educomunicativo.

Formação educomunicativa
Como parte da formação, os estudantes terão a oportunidade de desenvolver o processo de concepção e planejamento de projetos educomunicativos a partir dos conhecimentos construídos ao longo do curso. A coordenadora do curso, professora Suyanne Tolentino de Souza, destaca que o conteúdo é voltado para pessoas com interesse em aprender ou atuar em Comunicação, Educação e Educomunicação, independentemente da sua área de formação. “O curso é destinado a estudantes, profissionais e pesquisadores de qualquer área do conhecimento, atuantes ou interessados nas áreas”, afirma.

Diálogo e interface
O curso foi planejado para que os profissionais possam compreender os conceitos e as perspectivas teórico-práticas fundamentais sobre comunicação e educação, além de elaborar uma reconstrução histórica do diálogo entre estas duas áreas. Identificar os autores fundamentais e suas contribuições para a interface entre comunicação e educação, compreender o conceito de ecossistemas educomunicativos e as características de projetos que promovam esta interface também serão temas abordados durante as aulas.

Educomunicador: profissional do século XXI
A Educomunicação se baseia na gestão da comunicação e da informação em espaços educativos. Para tanto, durante o curso, será possível articular as possibilidades oferecidas pela comunicação comunitária e suas áreas de atuação, desenvolver o processo de concepção e planejamento de projetos educomunicativos e ressignificar vivências, experiências e conhecimentos a respeito da Educomunicação.

Semipresencial
Ministrado em modalidade semipresencial, o curso de extensão tem duração de 30 horas, que compreendem quatro encontros presenciais (o primeiro acontece no dia 05 de outubro), além de atividades com carga horária online. As aulas presenciais acontecem no Câmpus Curitiba da PUCPR. As inscrições podem ser feitas pelo site https://www.pucpr.br/cursos-extensao/dialogos-entre-comunicacao-e-educacao-vivencias-e-possibilidades-educomunicativas/


Curtas

* O futuro gestor ou empreendedor deverá estar preparado para ser competitivo, acompanhar continuamente as inovações, mudanças, concorrência acirrada, superar metas de vendas e com uma nova visão e ação contínua fazer as coisas realmente darem certo. Está saindo do mercado aquele gerente basicamente treinado por algumas empresas somente para“ouvir, gravar e tentar fazer” e surgindo um mais criativo, aberto aos riscos, comprometido e focado em formar equipes vencedoras. Um líder capaz de pensar, sentir emoções, resolver conflitos, agir e decidir imediatamente “fora da caixa” mesmo, que sob pressão o tempo todo.Informações Prof. Osmar Coutinho 4199995-2061

* Livros: 1)“O líder 360 graus”. Autor: John Maxwell. Editora: Thomasnels.O livro é um dos mais recomendados para quem trabalha no ambiente corporativo. Ele disserta sobre o subestimado poder de influência dos profissionais em posições hierárquicas médias. 2) Motivação 3.0 – Os Novos Fatores Motivacionais que Buscam Tanto a Realização Pessoal quanto Profissional. Autor: Daniel Pink. Editora: Campus. Para quem está desmotivado e busca uma fonte de inspiração renovadora, este é um dos livros sobre motivação no trabalho que pode ajudar bastante. De acordo com o autor, a Motivação 3.0 inclui três elementos: Autonomia – a capacidade de administrar e resolver tarefas de trabalho e questões pessoais. Excelência – vontade de se superar diariamente e evoluir como profissional. Propósito – trabalhar com metas e objetivos.


Frase:

“O que não provoca minha morte faz com que eu fique mais forte”

(Friedrich Nietzsche)