Publicidade
Tecnologia

Pouca gente sabe, mas consumidor do Paraná não precisa perder tempo e dinheiro para reclamar

O consumidor ainda tem desperdiçado tempo desnecessário na hora de reclamar. O Procon-PR continua recebendo um grande número de pessoas que poderia ter solucionado sua queixa sem sair de casa e sem gastar dinheiro com transporte até o órgão de defesa do consumidor.

O site Consumidor.gov.br, que também possui um aplicativo para celular, tem resolvido reclamações desde 2014, mas ainda é pouco conhecido do público. Nele, é possível apresentar uma queixa a qualquer hora em qualquer dia da semana. A única exigência é que a empresa reclamada esteja cadastrada no site. E as principais já estão lá. 

O Consumidor.gov.br foi criado pelo Governo Federal, com a colaboração dos Procons estaduais. Não há custo para o consumidor, que só precisa estar conectado à internet para apresentar sua queixa.

E o índice de solução dos casos é alto. Em 2018, o Consumidor.gov resolveu 81% das denúncias em tempo médio de 6,5 dias.

No entanto, a maioria ainda não conhece essa ferramenta. Desde seu lançamento em 2014 até 2019, o site recebeu 2,3 milhões de reclamações contra empresas em todo Brasil. Os 900 Procons espalhados por todo país somaram cerca de 16 milhões nesse mesmo período.

“A vida do consumidor seria muito mais fácil se todos conhecessem o Consumidor.gov.br”, diz a chefe do Procon-PR, Claudia Silvano. “É um instrumento de cidadania oferecido pelo Governo do Paraná, que permite que consumidores exerçam seus direitos de uma forma fácil, moderna e efetiva, sem precisar se deslocar”, afirma. “O uso vem crescendo, mas não na proporção que gostaríamos”, explica.

“A gente está aqui e vai continuar aqui no Procon, atendendo todos com muito amor. Mas o Consumidor.gov.br é uma ferramenta de fácil acesso. Mesmo a pessoa mais humilde consegue fazer. É intuitivo. Você faz um relato simples. Dá para anexar fotos e documentos. Até o smartphone mais simples pode ser usado”, comenta. “A maioria dos casos pode ser solucionada por essa ferramenta e a pessoa não precisa vir fisicamente ao Procon”, alerta. “Eu não quero eu a pessoa gesta o dinheiro dele para vir. E a nossa ideia não é tirar o consumidor do Procon. Sempre vai ter o público que vai vir aqui e sempre estaremos aqui. A ideia é facilitar a vida das pessoas”, ressaltou.

Curitibano resolveu 58 queixas contra empresas pelo aplicativo
O curitibano Márcio Pissaia, 46 anos, contou que já entrou com 62 reclamações contra empresas por meio do Consumidor.gov.br. “Só quatro não foram resolvidas”, contou o cabelereiro. “As outras foram solucionadas em até 15 dias. E a solução foi satisfatória”, disse.

Quase todos os casos eram contra bancos e empresas de telefonia. Só em 2019 ele entrou com 27 queixas pelo site. “Fiz tudo pelo site. Evita de você ficar horas no telefone tentando falar com o operador e te jogando de um ramal para outro; e sem solução”, declarou Pissaia.

Nota Paraná e outras tecnologias ajudam
O Nota Paraná é outra tecnologia que pode facilitar a vida do consumidor. “Quando você informa seu CPF em uma compra, a nota fiscal fica arquivada por 14 meses. Isso é importante, porque muita gente perde a nota fiscal e depois quando quer fazer uma relação, não tem a nota. Mas ela está lá, por 14 meses, no banco de dados do Nota Paraná”, avisa a chefe do Procon-PR, Claudia Silvano. “O Nota Paraná é baita mão na roda. E ainda você pega dinheiro de volta”, diz. “E quando você pede nota fiscal, essa informação vai para o banco de dados do Menor Preço, que facilita muito a pesquisa de preços”, avisa Claudia Silvano, citando o aplicativo e site Menor Preço, que ajuda o consumidor a pagar menos por produtos.

COMO RECLAMAR
Passo a passo para entrar com uma queixa contra uma empresa
1 Reclame direto com a empresa
2 Se a empresa não solucionar sua queixa, acesso Consumidor.gov.br e apresente seu caso
3 A empresa tem 10 dias para dar uma resposta no Consumidor.gov.br
4 Caso não consiga resolver pelo site, procure o Procon (Procon.pr.gov.br, 0800-41-1512 ou 41 3223-1512)

EFICIÊNCIA DO APLICATIVO
Balanço do Consumidor.gov.br em 2018
81% dos casos foram solucionados
6,5 dias foi o prazo médio para solucionar
99,3% das reclamações foram respondidas pelas empresas
609 mil reclamações contra empresas
3,3 foi a nota média atribuída pelo consumidor ao atendimento, na escala de 0 a 5
40% foram queixas contra empresa de telecomunicações
22% foram queixas contra bancos

NO PROCON
Atendimentos prestados pelo
órgão no Paraná em 2019
76 mil atendimentos
33 mil pessoalmente
29 mil por telefone
14 mil por email
80% dos conflitos solucionados em até 10 dias
33% das queixas são contra empresas de telecomunicações
11% das queixas são contra bancos




Publicidade

Plantão de Notícias

Mais notícias

DESTAQUES DOS EDITORES