A Praça da Suíça, no Cabral, está como nova. A Prefeitura de Curitiba finalizou na semana passada as obras de revitalização da praça. Além de reformas, a praça também ganhou um novo piso e um portal, com elementos estilizados e representativos da Suíça, e uma pista de caminhada. Está é a primeira reforma completa da praça, que foi inaugurada em 1993.

“Tão importante quanto construir novos espaços, é resgatar os patrimônios que já fazem parte da história da cidade e do lazer das famílias”, diz o secretário municipal do Meio Ambiente, José Antonio Andreguetto.

A principal intervenção foi a recuperação do painel que reproduz as bandeiras dos 44 cantões suíços. O painel de 48 metros de cumprimento por 3,5m de altura foi pintado pelo artista curitibano Augusto Gemba Rando. Com o passar do tempo a pintura se desgastou. A Secretaria do Meio Ambiente instalou cinco projetores no painel para destacar a obra.

Na entrada da praça, foi construído um marco com elementos arquitetônicos característicos das construções suíças. A nova estrutura é um pilar de seis metros de altura, com a base em pedra rústica e uma cobertura em chapa metálica. Nas quatro faces do pilar foi estampada a bandeira da Suíça, em metal chumbado.

Um novo piso em petit-pavê foi construído no interior da praça, com desenhos estilizados da flor típica da Suíça, a edelweiss, e a bandeira do país. No contorno da praça está uma pequena pista de caminhada que se tornou mais um atrativo do lugar. A praça também ganhou aparelhos de ginástica.