A Prefeitura de Curitiba instalou nova iluminação na Praça do Japão, no Batel. O jardim e o Memorial da Imigração (casa no estilo do Palácio de Hyogo) ganharam iluminação cênica especial. A obra conclui a revitalização da praça, iniciada neste ano, e completa o plano de iluminação feito em toda a avenida Sete de Setembro.

“Esta nova iluminação proporcionará mais segurança aos usuários da praça, além de se tornar um atrativo para turistas”, afirma o secretário municipal de Obras Públicas, Mario Tookuni.

O diretor do Departamento de Iluminação Pública, Ivan Martins, explica que a nova iluminação procura seguir o conceito japonês de harmonizar os elementos da natureza.

A Praça do Japão, que foi inaugurada em 1962 e remodelada em 1979, mistura dois conceitos de jardinagem japonesa: o usado em pavilhões de chá (Chaniwa) e o Tsukiyama, que representa uma miniatura artificial de colina em que há um lago central simbolizando o mar.

Para valorizar estes conceitos, a nova iluminação substituiu antigos postes e colocou novos modelos, com refratores nas luminárias, direcionando o feixe luminoso. Também foram trocadas as lâmpadas de vapor de sódio (cor amarela) por lâmpadas de vapor metálico (cor branca), que ressaltam os detalhes.

Leds coloridos, com lâmpadas de cores básicas (vermelho, verde e azul) mudam de cor o prédio central, que segue o modelo da arquitetura de Hyogo. No lago da praça, foram colocados microlâmpadas brancas, que permitem ver os detalhes dos tanques, onde há carpas. O jogo de luzes também destaca uma lanterna esculpida em pedra, doada pela Assembléia Legislativa de Hyogo, estado japonês co-irmão do Paraná. A lanterna é um símbolo tradicional nos jardins japoneses.