Orlando Kissner/Alep

Com o encerramento do prazo para registro de pré-candidaturas à prefeitura de Curitiba, no último sábado, o PT terá dois nomes disputando a indicação do partido na Capital. O deputado estadual Tadeu Veneri, e o professor de Direito da Universidade Federal do Paraná, Paulo Opuszka. A escolha, que normalmente é feita com o voto de todos os filiados da legenda, desta vez será através de votação no dia 5 de julho entre os 44 integrantes do Diretório Municipal da sigla, por causa do coronavírus. O grupo de Veneri defendeu a realização de processo de escolha virtual ampliando a decisão, mas a direção municipal rejeitou a proposta.

Donos
Veneri é líder da bancada do PT e presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania, na Assembleia Legislativa. Em 2016, ele concorreu à prefeitura, fazendo 39.758 ou 4,28% dos votos válidos. Neste ano, ele afirma estar se dispondo a concorrer novamente para apresentar o projeto de cidade do PT em oposição aos grupos políticos e econômicos que estão no comando do Estado e da cidade. “Estamos nos dispondo a desafiar, mais uma vez, os ‘donos da cidade’, que venceram a eleição em 2016 e, em 2018, para o governo do Estado”, afirmou.

Acidente
Um acidente entre seis veículos deixou três homens mortos e duas pessoas gravemente feridas na tarde de ontem no km 299 da BR-277, em Teixeira Soares, nos Campos Gerais do Paraná. Entre os mortos está Phelipe Mansur, de 37 anos, superintendente de Governança de Ratinho Junior, suplente de deputado estadual pelo PSDB do Paraná e pré-candidato a prefeito de Foz do Iguaçu. Ele foi socorrido com vida e encaminhado ao hospital em Irati, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. Também morreram os servidores João Ricardo Schneider e Paulo Rogério da Cruz, lotados na Casa Civil.

Perda
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), as três vítimas fatais estavam em um veículo Nissan Sentra, com placas de Curitiba. Outros cinco veículos se envolveram no acidente: um Ônix, de Teixeira Soares (PR), um caminhão VW 24.250, de Barueri (SP), um Peugeot 207, de Curitiba, um Voyage, de Cascavel, (região Oeste) e uma Montana, de Irati (Campos Gerais). O governador Ratinho Junior lamentou a morte dos três servidores. “Muito triste perder um amigo numa situação tão trágica. Perdemos nós, que convivemos com um jovem cheio de energia, e perde o Estado, pois Mansur era uma liderança política destacada. Mas, mais do que tudo, perde a família, a quem desejamos nossos votos de solidariedade, de muita força e de fé”, afirmou.

Ilha do Mel
Um pedido de vistas coletivo adiou ontem a votação de parecer da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa, do projeto do governo que muda a mudar as normas ambientais da Ilha do Mel (Litoral do Estado. Em audiência pública, oposição e ambientalistas defenderam a retirada de pauta da proposta. Eles alegam que com o coronavírus, não há como ouvir a população da ilha sobre o projeto.

Tempo
“A primeira constatação é que precisamos de mais tempo para fazer esse debate. À exceção do governo e seus representantes, todos os demais setores envolvidos concordam que esse projeto pode esperar mais tempo para ser debatido”, disse o líder do PT na Casa, deputado Tadeu Veneri. “Esse projeto chegou no dia 27 de abril na Assembleia Legislativa e, dada a situação de pandemia, foi impossível se reunir com moradores da Ilha para um debate mais amplo. Pela impossibilidade de estar presencialmente na Ilha, as comunidades tradicionais não foram contempladas no debate. Não podemos ouvi-los aqui nem podemos ir até lá”, lembrou.