SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Neste sábado (9), na esquina das ruas Aspicuelta e Girassol, local conhecido por reunir foliões no Carnaval da Vila Madalena, um homem de 25 anos foi detido durante um tumulto em um bloco não autorizado pela prefeitura.


A administração regional, que ficou sabendo do evento pelas redes sociais, acionou equipes de fiscalização contra o comércio ambulante irregular e solicitou apoio da Guarda Civil Metropolitana.


Segundo a Secretaria Municipal de Segurança Urbana, o homem foi preso sob suspeita de ter atirado uma pedra em um carro da Guarda Civil Metropolitana (GCM) e de ter quebrado um vidro traseiro do veículo.


Após a GCM conter o tumulto e dispersar a multidão com bombas de gás lacrimogêneo, o homem foi encaminhado para 14ª DP de Pinheiros.


A prefeitura informou que, assim que os organizadores do bloco não autorizado forem identificados, serão aplicadas sanções administrativas.


VILA MADALENA E TUMULTOS


Depois de reclamações em Carnavais passados, a prefeitura controlou o acesso à região. Em 2018, ficou proibido a passagem de blocos pelo miolo do bairro -região das ruas Wisard, Girassol, Simão Álvares e Inácio Pereira da Rocha.


A decisão aconteceu após o movimento da associação de moradores, que entrou com representação no Ministério Público para investigar o comércio ilegal de bebidas e o consumo de drogas nas ruas do bairro.


A medida teve como exigência apresentar um comprovante de residência para entrar em parte do bairro e gerou queixas sobre restrição a direitos individuais.