Daniel Castellano/SMCS – Agentes de endemias vistoriaram 21.856 imóveis na cidade e não identificaram nenhum foco positivo para o mosquito Aedes aegypti.

O prefeito Rafael Greca convocou para a próxima semana um mutirão de limpeza, com o objetivo de manter o padrão de limpeza pública e evitar focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

“Estou convocando um grande mutirão de limpeza pública, na condição de presidente do Consórcio de Coleta de Resíduos Sólidos da Grande Curitiba, o Conresol. Nossas secretárias Márcia Huçulak, da Saúde, e Marilza Dias, do Meio Ambiente, vão estender, às cidades vizinhas, nossa experiência que derrotou os mosquitos da dengue”, disse o prefeito. Os detalhes do mutirão serão definidos em reuniões de trabalho na semana que vem.

O segundo Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (LIRAa) do ano passado apontou que a capital do Paraná tem 0% de infestação pelo mosquito. O mapeamento foi realizado em novembro pela Secretaria Municipal da Saúde, como parte das ações do programa Curitiba Sem Mosquito. Agentes de endemias vistoriaram 21.856 imóveis na cidade e não identificaram nenhum foco positivo para o mosquito Aedes aegypti.

O LIRAa é uma ferramenta do Ministério da Saúde que apresenta a distribuição da infestação por tipo de criadouro nas diferentes regiões da cidade. O resultado fornece um mapa que ajuda a Prefeitura a direcionar as ações contra o mosquito. O objetivo é que esse indicador fique abaixo de 1%.