Rodrigo Fonseca/CMC

CURITIBA, PR (FOLHAPRESS) – Após uma manhã de transtornos gerados pela greve geral que atinge alguns serviços da cidade, o prefeito de Curitiba Rafael Greca (DEM) se manifestou pelas redes sociais, acusando pessoas de “tenta golpear criminosamente o bom funcionamento da cidade”.

Ele afirmou que as centrais sindicais agem com “banditismo”, pois não têm capacidade de mobilização.

“Sequestraram 2 ônibus madrugueiros, tentaram bloquear acessos, atentaram contra o patrimônio público -que é de todos. Tentaram impedir o fornecimento de merenda para CMEIs e Escolas Públicas. Buscaram impedir o ir e vir dos servidores de Hospitais, UPAS e Unidades de Saúde”, continuou o prefeito.

Ainda segundo Greca, os sindicalistas “atingiram a parcela mais vulnerável da população”. Ele afirmou que a prefeitura conseguiu recuperar os ônibus e liberar trechos interditados.

Comemorou ainda a baixa adesão das escolas municipais à greve: das 185 escolas, 39 fecharam e dos 221 CMEIs, só 3 não funcionaram.

Segundo o prefeito, servidores que faltaram ao trabalho terão o dia descontado e as aulas serão repostas por imposição legal.

Ao final do post, Greca usou as expressões: #DebatePolíticoSim e #XôTranqueira.

RODOVIAS BLOQUEADAS

Desde as primeiras horas do dia, manifestantes têm bloqueado rodovias de acesso a capital paranaense. Há poucos minutos, a Polícia Rodoviária Federal informou que está totalmente interditada a pista em ambos os sentidos do Contorno Sul de Curitiba (BR-376), no bairro Cidade Industrial. Há dezenas de manifestantes no local.

Mais cedo, às 6h30, no km 84 da BR 277, ocorreu uma interdição total da pista sentido Curitiba-Paranaguá, em virtude da manifestação, mas logo a pista foi liberada.