Reprodução

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, realizou na manhã desta quarta-feira (25 de março) um pronunciamento via canais oficiais da Prefeitura para comentar sobre a crise do novo coronavírus (COVID-19). Em seu discurso, afirmou que a cidade continuará seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e explicou, ao lado da secretária municipal de Saúde, Marcia Cecilia Huçulak, o plano de contingência para os hospitais da cidade, ressaltando que a Arena da Baixada, estádio do Athletico, não será transformada em um hospital de campanha.

Segundo Huçulak, Curitiba conta hoje com 5.623 leitos hospitalares na rede pública de saúde, sendo 761 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Conforme o plano de contingência anunciado por ela, já há possibilidade para ativação de mais leitos em parceria com outros hospitais, fazendo com que o município chegue a 1 mil leitos de UTI.

“Em nossa rede hospitalar, estamos prevendo ocupar espaços de centro cirúrgico dentro desses hospitais para transformar em leitos e temos outras estruturas hospitalares listadas no nosso plano de contingência.”, explicou Huçulak. “Desde o início trabalhamos com nossos hospitais. Curitiba tem uma rede hospitalar distinta, com 5.623 leitos hospitalares na rede. Desses 5.623 leitos, 761 são de UTI, que já existem, existiam antes do coronavírus. Fizemos um mmovimento com os hospitais e temos a ativação em determinados momentos. Desde a semana passada ativamos novos leitos de UTI.”

“Pedimos a Deus que não seja necessário usar todos esses leitos de UTI”, afirmou Rafael Greca, descartando o uso da Arena da Baixada. “Não haverá hospital na Arena da Baixada. Nós não precisamos disso, Curitiba tem estrutura suficiente.”

Sete pacientes já recuperados; médico da UPA do Boqueirão deve sair em breve do respirador

Ainda segundo Greca, sete dos pacientes que tiveram casos confirmados de COVID-19 já estão recuperados, “para desespero da turma do mal”, afirmou. Já com relação ao médico Jamal Munir Bark, da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Boqueirão, que contraiu o coronavírus e precisou ser entubado, a secretária de saúde destacou que o quadro de recuperação tem sido positivo.

“Jamal tem evoluído positivamente. Está evoluindo bem, há perspectiva que entre hoje e amanhã consigamos tirar ele do respirador. Evolução muito favorável.”

Crédito para famílias carentes

Por conta do fechamento das escolas, Rafael Greca explicou que o município concederá créditos para as famílias de mais de 12.877 crianças. Serão R$ 70 por mês para a compra de mantimentos como arroz, óleo, açúcar e macarrão nos Armazéns da Família do município.

“Foi a forma que encontramos para dar segurança alimentar aos mais humildes sem criar problema de logística para criar kits de merenda para distribuição”, explicou Greca. “Créditos para as famílias vulneráveis, junto aos Armazéns da Família da Prefeitura, para que não falte merenda escolar aos Curitibinhas”.

Limpeza reforçada por toda a cidade

Outra medida anunciada por Greca foi a assepsia de Curitiba. “Hoje começamos a assepsia da cidade, com água misturada com hipoclorito de sódio e também com água misturada em 3% com peróxido de hidrogênio. Estamos lavando, varrendo, escovando, limpando. Xô, sujeira! Xô tranqueira!”, declarou o prefeito.

A limpeza já começou pelas portas da UPA do Pinheirinho e, ainda hoje, a assepsia será feita também no Hospital do Idoso. “Também vamos atacar as UPAs do Sítio Cercado e depois todas as outras e as portas do Hospital do Trabalhador. Faremos a mesma coisa nas estações tubo e nos terminais de transporte, e onde mais for necessário”, declarou.

Igrejas tocarão o sino ao meio-dia

Num pedido feito por Rafael Greca à Igreja Católica, as igrejas da cidade tocarão seus sinos todos os dias ao meio-dia. Segundo o prefeito, a ideia é que as famílias faça uma oração neste momento. “Tudo o que nos aflige passará. Mantenham o ânimo! Sejam filhos da luz e propaguem só boas notícias.”