Reprodução

Prefeito de Fazenda Rio Grande e presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec), Marcio Claudio Wozniack gravou no final da tarde desta sexta-feira (4 de dezembro) um vídeo para comentar sobre a reunião entre os prefeitos da RMC, que ocorreu mais cedo no dia de hoje. No encontro, ficou decidido que, por ora, apenas Curitiba decretará o fechamento do comércio aos domingo. A partir da próxima semana, porém, todos os municípios da região metropolitana poderão seguir pelo mesmo caminho.

Segundo Wozniack, o encontro entre prefeitos, que debateu o regramento para enfrentamento da pandemia neste final de semana e nos próximos 15 dias, teve uma “pauta complicada, de difíceis decisões”, na qual, por unanimidade, os prefeitos de toda a região metropolitana optaram por não fechar o comércio por ora.

Conforme o presidente da Assomec, a opção dos gestores foi por criar um “espaçamento maior para as pessoas fazerem suas compras, entendendo que é época de Natal, pessoas com o 13º no bolso”. Neste primeiro momento, apenas Curitiba, a capital do Paraná, seguirá um rumo diferente, com o fechamento do comércio valendo já para o próximo domingo (6 de dezembro).

No caso dos outros municípios que compõem a RMC, na segunda-feira será feita uma reavaliação do cenário epidemiológico e também definido, enfim, se todos os municípios no entorno de Curitiba irão fechar o comércio de seus municípios aos domingos.

“Também justificando que o tempo para a gente fazer nossos decretos para poder fechar neste domingo não era suficiente. Na segunda, então, nos reunimos com prefeitos da região metropolitana para avaliar a situação de Curitiba, que fechou no domingo, e a nossa, que ficou aberto, e qual o caminho tomar nos próximos dias”, finalizou Marcio Wozniack.