Cesar Brustolin/SMCS

Começou a funcionar nesta terça-feira (9/4) a Feira Regional Boa Vista, que reúne exclusivamente artesãos e feirantes de bairros que integram a regional. A inauguração foi feita pelo prefeito Rafael Greca. “Esta é a primeira de uma série de novas feiras que têm como objetivo fomentar o desenvolvimento do empreendedorismo local, bem como divulgar a diversidade da produção de cada região da cidade”, explicou Greca.

Localizada na Rua da Cidadania do bairro, a Feira Regional Boa Vista reúne 24 bancas repletas de itens de artesanato (roupas infantis e de adultos, acessórios femininos e decoração) e de alimentação, como pães, bolos, doces, pierogi, pastel, bolachas, biscoitos, balas, geleias, compotas e pescados.

O ponto foi inaugurado nesta terça-feira (9/4), dentro das celebrações de aniversário de Curitiba, mas vai funcionar, normalmente, todas as sextas-feiras, das 10h às 18h (inclusive, no próximo dia 12).

Greca anunciou que, nos próximos meses, também serão inauguradas as Feiras Regionais do Cajuru, Fazendinha/Portão e Bairro Novo. “Uma cidade fica tanto melhor para ser visitada, quanto mais doce, aprazível e agradável for para seus habitantes”, reforçou o prefeito.

O secretário municipal de Agricultura e Abastecimento (Smab), Luiz Gusi, afirmou que o grande diferencial das Feiras Regionais é que elas só irão reunir artesãos e feirantes dos bairros que as integram. “No caso da Feira Regional Boa Vista, por exemplo, foram selecionados empreendedores, inicialmente, do Barreirinha, Boa Vista, Pilarzinho e Santa Cândida”, explicou ele.

Também integram a regional os bairros Abranches, Atuba, Bairro Alto, Cachoeira, São Lourenço, Taboão e Tingui.

Gusi observou ainda que as Feiras Regionais visam aproximar as administrações regionais dos artesãos e feirantes locais, bem como disponibilizar para mais empreendedores os espaços da Prefeitura nos bairros. “Além disso, essas feiras vão contribuir para a formalização do negócio de muitas pessoas”, acrescentou o secretário.

Bom movimento

Moradora do Barreirinha, a comerciante Enedir Coninki já estava comemorando, no começo da manhã desta terça-feira (9/4), a boa procura por seus pães, bolos e tortas preparados na noite anterior para a Feira Regional Boa Vista. “O movimento está muito bom e acredito que a feira vai ser um grande sucesso”, afirmou ela.

As bolsas, tapetes, toalhas, trilhos de mesa e outros itens em crochê criados pela artesã Mirian Lemiczka também conquistaram fregueses no primeiro dia do ponto na Rua da Cidadania da Boa Vista. “É uma grande iniciativa da Prefeitura, pois a gente precisa mostrar o nosso trabalho para mais pessoas”, salientou ela, que mora próxima a nova feira e até agora vendia seus produtos para amigos e vizinhos.

O arquiteto Lucas Sakaguti, 33 anos, estava passando pela Rua da Cidadania e fez questão de parar para conferir os itens expostos nas bancas da nova feira. “Como sempre venho aqui para resolver questões com a Prefeitura, pretendo sempre parar para comprar algo”, afirmou ele, que adquiriu um dos pães comercializados por Enedir Coninki.