Luiz Costa/SMCS

A Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento lançou, nesta terça-feira (5/6), licitação para a abertura do Sacolão da Família da Rua da Cidadania da Matriz, na Praça Rui Barbosa. A unidade será a primeira na região central e deve ser inaugurada até o fim do ano.

O futuro Sacolão da Família Rui Barbosa irá ocupar uma área de 122,24 metros quadrados e o lance mínimo para a licitação é de R$ 2,5 mil. A abertura dos envelopes dos comerciantes interessados irá ocorrer no dia 10 de julho e o novo permissionário será anunciado na mesma data.

Na sequência, ele terá um prazo para executar as obras de adequação do espaço para a abertura do Sacolão e treinamento dos funcionários que atenderão à população. Toda a obra de adequação do espaço será custeada pelo vencedor da licitação.

No ano passado, a Prefeitura chegou a abrir uma concorrência pública para o Sacolão da Matriz, voltada apenas a cooperativas de agricultores da Grande Curitiba. Nenhuma associação de produtores, no entanto, participou da licitação. O novo edital é aberto a qualquer comerciante interessado.  

“Buscamos valorizar a agricultura familiar, mas, infelizmente, nenhuma cooperativa se inscreveu. Por isso, resolvemos abrir para todos os interessados, pois temos a missão de estimular o consumo de frutas e verduras e é muito importante que a Prefeitura tenha um sacolão no Centro”, explica Luiz Gusi, secretário municipal de Agricultura e Abastecimento.

Programa

Responsáveis pela comercialização de cerca de 1.700 toneladas de frutas e hortaliças por mês, os 15 Sacolões da Família da Prefeitura oferecem hortifrutigranjeiros ao preço máximo de R$ 2,29 o quilo. Anualmente, 2,2 milhões de pessoas são atendidas nas unidades e qualquer pessoa pode comprar nos locais.

Gusi lembra que os sacolões servem como reguladores de preços nas regiões onde estão instalados. “Como as unidades trabalham valores mais acessíveis que o do comércio próximo, esses estabelecimentos acabam tendo que rever margens de lucro e valores dos produtos. Assim, quem sai ganhando é a população”, justifica o secretário.

Além disso, os sacolões suprem de frutas, legumes verduras regiões com pouco comércio, os chamados vazios urbanos.

Serviço

Outra informações sobre a concorrência pública estão no site da Prefeitura ou no endereço. Os interessados também podem obter informações e esclarecimentos na sede da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Rua General Carneiro, 938, Centro), em dias úteis, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30 ou pelos emails [email protected], [email protected] e [email protected], até cinco dias úteis antes do recebimento das propostas.