Daniel Castellano/SMCS

O prefeito Rafael Greca participou nesta sexta-feira (13) da abertura das reuniões ordinárias do Conselho Municipal de Turismo (Comtur). O combate ao coronavírus esteve no centro das discussões. “Nós temos que combater o vírus, mas também o pessimismo. Estamos adotando as estratégias necessárias para combater o coronavírus em nossa cidade mas é preciso tocar a nossa vida. Nós precisamos que a cidade funcione e para isso não vamos matar completamente as atividades culturais e econômicas”, disse Greca. O prefeito anunciou que o Smart City Expo Curitiba foi adiado. O evento que acontece desde 2018 em Curitiba, reúne milhares de pessoas e oportuniza o encontro de especialistas, nacionais e internacionais, em desenvolvimento inteligente às cidades. A feira estava prevista para os dias 25 e 26 de março. As novas datas estão em estudo, podendo ser em junho ou novembro deste ano, conforme disponibilidade de espaço e agenda, segundo nota emitida pela assessoria do evento. 

O diretor da Fira Barcelona Internacional, Ricard Zapatero, explicou que “a decisão garante o melhor desenvolvimento de um evento tão relevante, de referência internacional”, a fim de preservar a “segurança e mobilidade de todos os participantes”.
Os preparativos do Smart City Expo Curitiba seguem se desenvolvendo com intensidade, em todos os aspectos, desde o comercial até os conteúdos do congresso e o planejamento de atividades de networking de alto nível. O evento é atualmente a plataforma de referência do setor, com a participação de especialistas importantes, além de expositores e visitantes. iCities, Fira Barcelona e a Prefeitura de Curitiba mantém um estreito contato com as autoridades sanitárias para acompanhar a evolução do COVID-19 e dos protocolos estabelecidos, de acordo con as diretrizes das autoridades brasileiras e da Organização Mundial da Saúde (OMS). Os ingressos continuarão válidos até a próxima data. Nos próximos dias, o iCities divulgará novas orientações, inclusive pelo site e redes sociais do evento.

Durante o evento sobre turismo, o prefeito chegou a confirmar a realização da festa de aniversário no Passeio Público no dia 29 de março e lembrou que a já tradicional Feira de Páscoa está mantida e acontece entre os dias 26/3 a 11/4. Na manhã deste sábado (14), no entanto, a assessoria de imprensa da Prefeitura informou que todos os eventos estão sendo revistos diante do avanço do coronavírus e novos protocolos determinados pelo Ministério da Saúde que recomendam o cancelamento de eventos com mais de 500 pessoas. 

 “Vamos trabalhar muito para que o Natal compense as perdas deste momento”, disse Greca.

Todos os presentes da reunião do Conselho foram convidados a participar do lançamento dos editais de patrocínio para o Natal de Curitiba 2020, que acontece no dia 25/3. “Vamos trabalhar muito para que o Natal compense as perdas deste momento”, disse Greca.

O prefeito ainda assinou um ofício, que será encaminhado ao Ministério da Infraestrutura, para a construção da terceira pista do Aeroporto de Curitiba.

Na sequência foi a vez do diretor da epidemiologia, da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba, Alcides Oliveira, apresentar diversos esclarecimentos sobre prevenção e propagação do coronavírus.  “A melhor estratégia para mitigar a propagação, neste momento, é a troca de informações. Precisamos integrar o setor público e setor privado”, disse Oliveira.

Durante a exposição das medidas, Oliveira salientou que tanto os profissionais da rede pública, quanto da rede privada de saúde, estão preparados para tratar o covid-19. Para receber orientação, os moradores de Curitiba podem ligar no (41) 3350-9000 para tirar dúvidas quanto a nova doença.

A reunião do Comtur, ocorre a cada dois meses, com a presença de representantes do trade turístico que compõe o Conselho. O objetivo é reunir esforços entre o poder público municipal e a sociedade civil na aplicação de políticas de incentivo ao turismo.

O encontro contou com a participação da presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra; a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Castro; da secretária de Comunicação Social, Monica Santana; e de representantes das entidades convidadas: Associação Comercial do Paraná (ACP), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação (SEHA), Curitiba Convention & Visitors Bureau (CCVB), Federação do Comércio do Estado do Paraná (Fecomércio), Serviço Social do Comércio (Sesc-PR), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Câmara Municipal de Curitiba (CMC), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Paraná (ABIH-PR), Associação Brasileira das Agências de Viagens do Paraná (Abav – PR), Associação Brasileira dos Guias de Turismo (ABGTUR-PR), Sindicato Estadual dos Guias de Turismo do Paraná (Sindegtur-PR), Infraero, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e Turismo.