Pedro Ribas/SMCS

Depois de nomear 134 novos guardas municipais, em março e abril, a Prefeitura convocou mais candidatos e 158 compareceram à Secretaria de Recursos Humanos, entregaram os documentos pessoais e de escolaridade e já agendaram os exames médicos admissionais. As reuniões de convocação foram concluídas nesta quarta-feira (3/4), na sede da secretaria, no bairro São Francisco.

Assim como os guardas que já tomaram posse neste ano, os convocados para a etapa de exames foram aprovados em concurso público realizado em 2015.

Os candidatos que farão os exames a partir de agora já passaram pela prova de aptidão física, pela avaliação psicológica para verificar o perfil e porte de arma de fogo e a investigação de conduta. Antes disso, fizeram a prova de conhecimentos.

Exame toxicológico antes da nomeação

Após os exames médicos admissionais, eles farão o exame toxicológico. O material para o exame é coletado em Curitiba, mas a análise é feita fora da cidade. Por isso, o tempo estimado para a conclusão desta etapa é de 40 dias úteis.

Se passarem pelo exame toxicológico, os candidatos poderão ser nomeados. A última etapa para que eles possam começar a trabalhar é o curso de formação técnico-profissional, que tem carga de 740 horas-aula, e para este grupo está prevista para o segundo semestre de 2019.

O curso é dado no Centro de Formação e Desenvolvimento Profissional da Guarda Municipal. Os novos guardas passam por avaliações ao fim de cada módulo. Também faz parte desta etapa o estágio supervisionado por guardas mais experientes. Só depois de aprovado em todas as fases o candidato assume as funções.

O concurso para Guarda Municipal é o que tem o maior número de etapas, devido à complexidade da atividade exercida pelos profissionais e às especificidades do cargo.