Lucila Guimarães/SMCS

Os residentes em Medicina Veterinária da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em conjunto com a Rede de Proteção Animal da Prefeitura de Curitiba, fizeram 1.285 avaliações gratuitas de cães e gatos desde o final de julho.

As equipes passaram pela Rua da Cidadania da Regional Tatuquara, na Vila 29 de Outubro do bairro Caximba e, na última semana, estiveram na Vila Verde da CIC, onde fizeram 452 atendimentos – 381 cães e 71 gatos. O trabalho é resultado do termo de cooperação firmado entre o município e a instituição.

Fazem parte do trabalho exames clínicos básicos, vacinação, administração de vermífugos, antipulgas e sarnicidas e cadastramento para o Programa Municipal de Castração Gratuita da Prefeitura, uma forma de consolidar as ações da Rede de Proteção Animal.

“Buscamos garantir a saúde dos animais das comunidades, assim teremos mais cães e gatos aptos a participar do programa de castração gratuita nestes locais”, reforçou o diretor do Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Edson Evaristo.

Como funciona

A população é atendida por ordem de chegada em estruturas do município ou na unidade móvel da Rede de Proteção Animal, adaptada para os procedimentos. São cerca de 50 atendimentos por dia.

Além dos locais para o atendimento, a Prefeitura cede os insumos e materiais necessários. Os residentes são acompanhados por professores e veterinários da Prefeitura de Curitiba durante os procedimentos.