Carlos Poly

Nesta terça-feira (03), a Prefeitura de Araucária abriu as inscrições para mais 5.400 castrações gratuitas de cães e gatos por meio do programa Castração Solidária. Podem ser atendidos animais de pessoas com Número de Identificação Social (NIS) e renda familiar de até 3 salários-mínimos, além de animais de protetoras com cadastro atualizado junto à Prefeitura. O cadastro é realizado via site da Prefeitura (banner rotativo no www.araucaria.pr.gov.br – mediante login). Podem ser castrados animais de 6 meses a 7 anos de idade. Na etapa anterior do programa, a Prefeitura garantiu 3.200 castrações gratuitas.

Desta vez, o programa prevê a castração gratuita de 1.100 cães machos, 2.300 cães fêmeas, 600 gatos e 1.400 gatas. As cirurgias ocorrerão ao longo dos próximos meses. A primeira sequência delas ocorrerá ainda em março e, conforme a Secretaria municipal de Meio Ambiente, esta primeira etapa terá prioridade para animais da região dos CRAS Califórnia, Industrial e Thomaz Coelho. Os selecionados serão comunicados sobre local, dia e hora que devem levar o animal. Os avisos serão via endereço de e-mail cadastrado e SMS.

Como já ocorria, o morador se responsabiliza pelo jejum do animal (procedimento necessário para a cirurgia), por acompanhar o animal no dia da cirurgia e também nos cuidados pós operatórios. A Prefeitura ressalta a importância do comprometimento dos donos em seguir todas as orientações fornecidas anteriormente para que as cirurgias sejam realizadas. Quem receber a convocação para levar o animal para a castração e sabe que não poderá ir no dia agendado deve avisar a equipe do programa pelo (41)3901-5358.

Entre as vantagens da castração em cães e gatos estão: a redução da agressividade, o combate à superpopulação, a prevenção ao câncer e o aumento do tempo de vida. Mais informações pelo (41)3901-5358.