Carlos Poly

A Prefeitura de Araucária vai substituir os antigos módulos da Guarda Municipal por novas estruturas voltadas ao atendimento da comunidade. Esses módulos estão dentro de um modelo de segurança hoje considerado ineficiente e, por isso, não são mais utilizados. As mudanças ocorrerão no Planalto, Tupy, Archelau e Tayrá. A Secretaria Municipal de Segurança Pública (SMSP) informou que, além das novas estruturas, esses mesmos locais contarão com câmeras inteligentes de monitoramento.

Conforme informações da SMSP, o local onde existe o módulo antigo no Planalto ganhará uma pracinha para a comunidade. No Tupy e na Archelau, o espaço receberá uma academia ao ar livre. Já no Tayrá (foto), o local abrigará uma base da Secretaria de Esporte e Lazer que vai possibilitar atividades com a comunidade.

Modernização – Para um módulo de segurança como esses implantados há alguns anos em Araucária são necessários dois guardas municipais por plantão, o que resulta um total de 10 profissionais fixos por módulo. E o raio de atuação da equipe acaba sendo em um raio de cerca de 100 metros. A lógica moderna de segurança entende que o trabalho gera melhor resultado quando há dois guardas em viatura e que podem atuar em um raio de 3 km com deslocamento em poucos minutos.

Vale lembrar que a Guarda Municipal tem recebido investimento para modernização da frota (com veículos de melhor potência), novos coletes de segurança e uniformes, equipamentos e insumos. Outro trabalho importante realizado é referente a treinamentos para ter profissionais cada vez mais preparados para as mais diversas situações.