Luiz Costa/SMCS

Pelo segundo ano consecutivo, devido à pandemia pelo novo coronavírus, a Prefeitura de Curitiba antecipará o pagamento da primeira parcela do 13º salário a todos os servidores municipais, aposentados e pensionistas. O pagamento será no dia 20 de abril.

O prefeito Rafael Greca tomou a decisão diante dos desafios que muitas famílias têm enfrentado. “Ainda que nossos servidores tenham a tranquilidade de ter o seu pagamento de salários em dia, a necessidade de isolamento social, os efeitos nas atividades comerciais e o desemprego em muitas famílias têm trazido preocupação. Curitiba pode pagar antes porque mantém o equilíbrio das suas contas, apesar da pandemia”, declara Greca.

A medida também deverá movimentar a economia da cidade. “Por isso, pedimos que comprem no comércio de Curitiba, utilizem os serviços nos bairros, ajudem a nossa economia a se reerguer”, disse o prefeito.

A medida beneficiará 48,5 mil pessoas, muitos chefes de família. O valor total será de aproximadamente R$ 134,5 milhões.

A primeira parte do benefício representa 50% do salário, no caso dos servidores que estão na ativa, ou do benefício, se for aposentado ou pensionista. Como não haverá os descontos, ela será maior do que a segunda parte do 13º salário que terá os descontos obrigatórios e será paga pela Prefeitura de Curitiba no fim do ano.