Reprodução

No mês de julho, mais de 700 reuniões, festas e aglomerações em residências durante a pandemia do coronavírus foram denunciadas ao telefone de emergência 153, da Prefeitura de Curitiba. Até as 10 horas desta sexta-feira (31), eram 718 denúncias atendidas por guardas municipais, uma média de 24 por dia.

Esse trabalho dispõe sobre medidas restritivas a atividades e serviços, para o enfrentamento da Emergência em Saúde Pública, de acordo com o quadro epidêmico de Covid-19 e a situação de Risco Médio de Alerta – Bandeira Laranja, conforme Protocolo de Responsabilidade Sanitária e Social de Curitiba. As regras constam no decreto municipal 940/2020.

Também cumpre o decreto municipal 796/2020, que determina a suspensão de qualquer reunião com aglomeração de pessoas, incluindo eventos, comemorações e confraternizações, de qualquer natureza e magnitude, ao ar livre ou em espaço fechado, salvo na modalidade drive-in.

Uma das denúncias foi feita na madrugada desta sexta-feira e, nela, a Guarda Municipal prendeu um homem com mandado de prisão por homicídio. No momento da abordagem, o homem participava de festa em uma chácara na Vila Calixto, bairro Umbará. A denúncia era de festa com aglomeração e som alto. No local, havia 15 pessoas. O proprietário da chácara acatou a orientação dos guardas, encerrou o evento e os convidados se dispersaram. O homem com mandado de prisão foi encaminhado para a Delegacia de Vigilância e Capturas.