Educação

Prefeitura de Curitiba decide manter aulas em sistema remoto até 6 de abril

Escolas fechadas: após 6 de abril, prefeitura vai reavaliar situação
Escolas fechadas: após 6 de abril, prefeitura vai reavaliar situação (Foto: Divulgação)

A prefeirtura de Curitiba anunciou hoje que as aulas na rede municipal de ensino vão continuar no modelo exclusivamente remoto até o dia 6 de abril. Depois dessa data, a definição sobre a retomada do formato híbrido (aulas presenciais + videoaulas) dependerá da análise das autoridades de saúde. A Secretaria Municipal da Educação obedece às normas estabelecidas pelo Governo do Estado e pelo Decreto Municipal 500/2021, publicadas na última sexta-feira (05).

Inicialmente, o retorno das aulas presenciais, em sistema híbrido, estava previsto para esta segunda-feira. Na sexta-feira, o governo do Paraná anunciou o adiamento para a próxima quarta-feira. 

“Por decisão do prefeito Rafael Greca estaremos com as escolas municipais de Curitiba em ensino exclusivamente no formato remoto até 6 de abril. Nessa data faremos nova análise da situação da pandemia na cidade”, explica a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.

O conteúdo curricular da Educação Infantil, do Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano e da Educação de Jovens e Adultos fase I está disponível na TV aberta e no canal TV Escola Curitiba no YouTube.

Divisão em grupos - No início do ano letivo, crianças e estudantes do formato híbrido foram divididos em dois grupos (A e B) para frequentar alternadamente as salas de aula.

Com o retorno ao formato totalmente remoto, a programação das videoaulas foi adaptada para garantir a sequência dos conteúdos das crianças e estudantes que estavam no híbrido – grupos A e B -, dando continuidade ao processo de ensino e aprendizagem.

Quem está no Grupo A (presencial na primeira semana) deve assistir às videoaulas nos canais 4.2 (Rede Massa) e 9.2 (Paraná Turismo).

E quem é do Grupo B (que iria para a aula presencial no dia 1º de março) ou que optou pelo formato remoto desde o início do ano letivo, deverá acompanhar as videoaulas novas no canal 16.4 (TV Evangelizar).

O mesmo material também fica disponível no YouTube: canal TV Escola Curitiba.

O conteúdo inclui propostas da Educação Infantil e videoaulas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental de matemática, língua portuguesa, robótica, geografia, educação física, arte, ciências, história, ensino religioso, literatura, direitos humanos e família, programa Linhas do Conhecimento, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

As aulas são elaboradas e ministradas pelas equipes de professores da Secretaria Municipal da Educação. O conteúdo foi desenvolvido com base no currículo da rede municipal, especialmente no material elaborado para 2021, os Cadernos Pedagógicos de Unidades Curriculares de Transição.

LEIA MAIS

Nova carreata de pais e alunos volta a pedir aulas presenciais em Curitiba

Para estudantes do 6º ao 9º ano do Fundamental, o material é produzido e disponibilizado pelo Governo do Estado do Paraná nos canais 7.2 e 7.3 (Aula Paraná).

Já as escolas particulares não precisam seguir a regra do município. Elas estão submetidas às determinações do Governo do Estado.

Grade semanal para 2021 na rede municipal
Segunda-feira: Língua Portuguesa, Matemática e Educação Física
Terça-feira: História, Arte, Direitos Humanos e Família ou Linhas do Conhecimento
Quarta-feira: Ensino Religioso, Geografia, Práticas da Educação Integral
Quinta-feira: Língua Portuguesa, Ciências, Educação Física
Sexta-feira: Matemática, Língua Portuguesa, Robótica
Sábado: Matemática (Adequação Metodológica), Língua Portuguesa (Adequação Metodológica) e Literatura

Kits de alimentação suplementar
A próxima entrega dos kits suplementares de alimentação e dos kits pedagógicos será feita a partir do dia 29/3. Todas as datas por regional e os detalhes serão divulgados em breve pela secretaria.