Era para ser uma campanha contra o racismo. Mas acabou se tornando numa verdadeira batalha virtual.

Para ressaltar a importância de denunciar casos de racismo (maio é o mês da Denúncia ao Racismo), a Prefeitura de Curitiba resolveu fazer uma campanha nas redes sociais, na qual apresentava frases de teor racista quase normalizadas, banalizadas. Na primira peça, divulgada no dia 13 de maio, a frase "Você é uma negra bonita. Tem traços finos". Logo abaixo, a mensagem "Racismo é crime, denuncie".

“O combate ao crime de racismo começa com pequenas atitudes. É preciso entender que com mudanças na forma de enxergar o mundo podemos construir uma sociedade melhor e mais humanizada. Não deixe que a cor da pele se torne fator de identificação, afinal, somos todos iguais”, destacou a Prefs em uma das três postagens feitas nesta semana.

Acontece, porém, que muitos internautas não gostaram da iniciativa, que incentivava a denúncia via Disque 190, SOS Racismo (0800 642 0345) e e-mail ([email protected]). E partiram, então, para o ataque.

Nas peças seguintes, publicadas em 14 e 17 de maio (confira na galeria ao fim da matéria), a linguagem foi alterada. A frase negativa, apresentada como tendo cunho racista, apareceu riscada. Na sequência, outra frase apresentando como dizer a mesma coisa "sem ser racista". 

Mas nem a mudança, que deixou a mensagem a ser passada mais clara, foi suficiente para estancar a polêmica entre os usuários do Facebook.

“Combate ao racismo começa não salientando o racismo, isso já estava quase superado, mas não a mídia começou tudo novamente (sic)", escreveu um dos internautas, enquanto outro destacou que “todo mundo tem o direito de ser ou não racista” – ignorando que o racismo é crime (na imagem abaixo, confira alguns dos comentários contrários à campanha).

 

Mas se alguns trataram de atacar a iniciativa do governo municipal, outros (a maioria, como se pode verificar pelo número de likes das postagens) defenderam a iniciativa e sua importância. E críticas de curitibanos aos próprios curitibanos foi o que não faltou.

"Curitiba é uma cidade racista, precisamos desse tipo de campanha todo dia", escreveu um usuário. "É tão triste, você ter passado por isso. E ver as pessoas fazendo pouco. Que é mimi… É fácil falar quando não sabe o que é estar na vida do outro", desabafou outra pessoa. Abaixo, confira algumas postagens de pessoas favoráveis á campanha da Prefeitura.