Valdecir Galor/SMCS

Muito calor durante todo o dia e pancadas de chuva à tarde, com grande volume de água e ventos fortes. Em dias típicos de verão, como estes de janeiro, as quedas de galhos e até de árvores inteiras podem aumentar na cidade. Em Curitiba, onde há mais de 320 mil exemplares de árvores, algumas de grande porte, o efeito das condições climáticas não é diferente.

O que o cidadão precisa saber é que o canal para pedir a retirada de galhos ou árvores que tenham caído por conta de temporais é a Central 156 – por telefone ou pelo site. O atendimento acontece por ordem de chamada e também de acordo com a gravidade da situação relatada.

“Nossas equipes irão priorizar casos emergenciais, que são os que apresentem obstrução de ruas”, explica o diretor do Departamento de Produção Vegetal, responsável pela arborização da cidade, José Roberto Roloff.

Quando a queda acontecer dentro de imóveis e envolver risco às pessoas, é o Corpo de Bombeiros que deve ser acionado pelo telefone 193. Em vias públicas, se houver comprometimento aos cabos de energia, o melhor caminho é acionar a Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel).

“O serviço de retirada, nestes casos, só pode ser feito com o desligamento da energia, para evitar acidentes”, esclarece Roloff.

Manutenção e prevenção

Apesar da manutenção feita pelas equipes de arborização, não há como garantir que árvores sadias não terão desprendimento de galhos ou quedas neste período. O município faz o monitoramento, podas preventivas e retirada de agentes parasitas, além de promover as vistorias e atendimentos solicitados pela população.