Cesar Brustolin/SMCS

O Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba (IPMC), publicou no Diário Oficial a lista de 43 aposentados e pensionistas que estão sendo convocados, pela segunda vez, para o Censo Previdenciário (veja lista abaixo).

Eles deveriam ter comparecido ao instituto e apresentado a documentação exigida para fazer a prova de vida no mês de abril. Os aposentados e pensionistas ligados ao IPMC são convocados para o recadastramento no mês de seu aniversário.

Desde o dia 16 de julho, o cartão qualidade destes servidores aposentados e dos pensionistas está suspenso. Quem fizer alguma compra na rede de estabelecimentos em que o cartão é aceito terá que entrar em contato com a central do cartão qualidade e, por telefone, será informado para que compareça ao IPMC para o recadastramento.

Após o recadastramento, o cartão qualidade é desbloqueado em até 48 horas.

O recadastramento é feito no Edifício Delta, localizado na Avenida João Gualberto, 623, torre C, no bairro Alto da Glória. Os beneficiários são atendidos no 2° andar.

A data e o horário do atendimento para o recadastramento são informados aos aposentados e aos pensionistas por correspondência no endereço cadastrado no IPMC. A lista dos nomes com as respectivas datas e horários também é divulgada no site do IPMC mensalmente.

Reagendamento, visita domiciliar e Correios
Quem é convocado para o Censo Previdenciário e não pode comparecer no dia agendado, deve entrar em contato o mais rápido possível com o instituto para reagendamento.

Quem tem dificuldade de locomoção ou mobilidade reduzida que impeçam que apresente seus documentos pessoalmente devem fazer contato para receber orientações para a visita domiciliar. Nos dois casos, os telefones para informações são 3350-3646 ou 3350-9617.

Aqueles que moram fora da Região Metropolitana de Curitiba têm a possibilidade de fazer o recadastramento enviando, pelos Correios, o formulário preenchido e os documentos autenticados em cartório, com reconhecimento da assinatura por verdadeiro. As informações e os formulários necessários estão disponíveis no site do IPMC (www.ipmc.curitiba.pr.gov.br).

Quem não fizer o recadastramento até o dia 13 de setembro, poderá ter a suspensão do pagamento do benefício.

Busca ativa
Na tentativa de localizar as pessoas, além da suspensão do cartão qualidade, a equipe do serviço social do IPMC faz a busca ativa, verificando se o aposentado utiliza o ICS, o Instituto Curitiba de Saúde, o plano de saúde dos servidores e se comparece às consultas. Isso permite comparar os dados de contato dos dois institutos, pois pode estar registrado endereço diferente.

O serviço social também entra em contato com os equipamentos públicos, como unidades de saúde e Cras (Centro de Referência da Assistência Social), e com empresas ou outras instituições próximas do endereço residencial cadastrado junto ao IPMC. Eles verificam ainda as redes sociais.

Também é consultado o Serviço Funerário Municipal da Prefeitura de Curitiba e o Sistema Informatizado de Controle de Óbitos, de abrangência nacional, para verificar se houve o falecimento do aposentado ou pensionista. Quando é identificado o óbito, o benefício é cancelado.

A equipe do serviço social também faz visita ao endereço cadastrado, conversa com vizinhos e tenta descobrir se alguém sabe o novo endereço e telefone de contato. Depois de vencidas todas as etapas o benefício é suspenso.