Reprodução/ Facebook

A prefeita de Pinhais, Marli Paulino, anunciou na tarde desta quinta-feira (9 de abril) a reabertura parcial do comércio na cidade, localizada na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). A medida consta no decreto 316/2020, que autoriza a abertura dos serviços essenciais e também de atividades privadas consideradas não essenciais em funcionamento a partir da próxima segunda-feira (13 de abril).

“Neste momento, estamos flexibilizando o funcionamento do comércio e ds serviços, com todas as medidas de segurança. Pedimos a colaboração de todos, sair de casa somente quando necessário, para evitar aglomerações”, disse a prefeita, que ainda desejou “uma feliz Páscoa a todos, em casa”.

Pelo novo decreto, as empresas poderão funcionar de segunda-feira a sábado, das 10 às 16 horas, mas desde que adotem as diretrizes sanitárias de higienne estabelecidas, sob pena de interdição preventiva. Já os estabelecimentos que comercializam produtos de Páscoa poderão funcionar a partir de hoje.

A decisão considera as determinações que constam no boletim epidemiológico nº 7, do Ministério da Saúde.

Serviços de alimentação

Em seu artigo 6º, o decreto estabelece uma série de regras para os serviços de alimentação. Os estabelecimentos dessse ramo (lanchonteres, restaurantes, cofeitarias e pastelarias, entre outros), poderão abrir as portas ao público, mas desde que recebam lotação máxima de 50%, reduzam o número de mesas, mantendo o distanciamento de três metros entre cada uma, suspendam a utilização do sistema de buffet e intensifiquem a higienização de cardápios e galheteiros com álcool 70%.

Profissionais autônomos e liberais

Profissionais autônomos e liberais podem também realizar as atividades a partir da próxima segunda, tanto em domicílio quanto nos estabelecimentos de vinculação dos profissionais. Tanto o profissional quanto o cliente deverão higienizar as mãos antes e ao final do atendimento; o profissional deverá usar equipamentos de proteção compatíveis com as suas atividades; a agenda de atendimento deve ter um maior intervalo para rduzir o número de pessoas num mesmo local; não poderá haver acúmulo de pessoas em sala de espera e deve ter à disposição dos clientes álcool gel 70%. Idosos, hipertensos, diabéticos e
gestantes também devem ter prioridade no atendimento.

Segue fechado

Por outro lado, o decreto determinou também que permaneça suspenso o funcionamento dos seguintes estabelecimentos e ramos de atividades: bares, academias, tabacarias, boates e casas noturnas, casas e salões de evento, clubes recreativos e associações, quadras esportivas e autoescolas.

Aulas permanecem suspensas até dia 2 de maio 

A Prefeitura de Pinhais também divulgou hoje o decreto Nº 315/2020. Por meio do documento fica renovado o período de suspensão das aulas na Rede Municipal de Ensino até o dia 2 de maio. De acordo com o decreto, a interrupção é total das atividades desenvolvidas nas unidades educativas, inclusive aquelas de formação continuada e a semana de estudos pedagógicos.

Importante lembrar que para este período em que as aulas estão suspensas, a Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Educação, criou a página Educação On-line. O conteúdo digital, que não é obrigatório e nem avaliativo, apenas uma opção com atividades lúdicas e recreativas.

Para alunos da educação infantil, tem as opções de brincadeiras, histórias, jogos, orientações aos pais e algumas sugestões de atividades para se fazer em família. Já as crianças que estão no ensino fundamental, podem ver algumas opções de jogos e brincadeiras, conteúdos abordando diferentes temas, como diversidade, meio ambiente, trânsito, saúde e bem estar, entre outros. Com um conteúdo vasto, a página oferece também vídeos para assistir, gibis para leitura e até jogos on-line.