Reprodução/Gov. SP

O Consórcio Metropolitano de Saúde do Paraná (Comesp), do qual o município de Pinhais faz parte, enviou ao Instituto Butantan, um ofício de interesse no protocolo de intenções para o fornecimento da CoronaVac, vacina contra a Covid-19.

O documento foi encaminhado no dia 15 de dezembro e solicita o retorno do Instituto quanto aos procedimentos e documentos a serem apresentados para uma possível aquisição das vacinas. “Temos participado das reuniões do Fórum Metropolitano de Combate à Covid-19, e em comum acordo, os municípios decidiram enviar ao Instituto Butantan uma consulta para verificar a possibilidade da compra da vacina”, informou a secretária de Saúde de Pinhais, Adriane da Silva Jorge Carvalho.

O Consórcio Metropolitano de Saúde do Paraná é formado pelos 28 municípios da região metropolitana de Curitiba e é uma associação na qual os municípios discutem as necessidades comuns entre si em busca de soluções para a área da saúde. “O Comesp, já congrega a compra de insumos para os municípios que fazem parte, por isso, a importância de enviar essa intenção, via consórcio”, salientou Adriane.

A intenção de compra é pela vacina CoronaVac, que está sendo desenvolvida pela companhia biofarmacêutica chinesa Sinovac Biotech e o Instituto Butantan. “O governo Federal está à frente do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, mas esse passo dos municípios é importante também para formalizar essa intenção de compra e de alguma forma nos adiantarmos em relação a tão esperada vacinação”, finalizou a secretária.