A Associação Comercial do Paraná (ACP) solicitou à prefeitura de Curitiba que estude a possibilidade de antecipar de quarta, 8 de setembro, para segunda-feira, 6 de setembro, o feriado municipal de Nossa Senhora da Luz, padroeira do município. Ofício neste sentido foi enviado ao prefeito Rafael Greca. “Depois de mais de ano e meio de pandemia, muitos fechamentos e grandes prejuízos, seria uma medida muito bem-vinda para o comércio”, justifica o presidente da instituição, Camilo Turmina. A prefeitura, no entanto, já informou que a mudança não será possível por se tratar de um feriado religioso.
“A questão do funcionamento do comércio em um feriado depende de um acordo coletivo de trabalho, entre empregadores e empregados, um ato que não cabe ao poder público municipal interferir”, diz a nota da Prefeitura.
No entendimento da ACP como já teremos o feriado de 7 de setembro a segunda-feira ficará esvaziada entre o fim de semana e as duas datas de fechamento. “Assim reduziríamos um pouco o tamanho do feriadão e todos voltariam ao trabalho na quarta-feira. O momento ainda é muito crítico para as pequenas e médias empresas ”, reforçou Camilo Turmina no documento.