Os integrantes da comissão responsável pela definição do calendário letivo nas unidades da rede municipal de ensino para 2018 aprovaram na tarde desta terça-feira (31/10) o documento que será utilizado pelas escolas municipais e centros municipais de educação infantil (CMEIs). A instrução normativa do calendário 2018 será publicada até o próximo dia 7 de novembro.

O calendário das unidades municipais poderá ser adotado também pelos centros de educação infantil (CEIs) contratados pela Prefeitura de Curitiba. De acordo com o calendário aprovado, as aulas começam no dia 19 de fevereiro. Os professores iniciam dia 15. O primeiro semestre vai até o dia 13 de julho e o segundo começa no dia 2 de agosto para os estudantes. As atividades letivas vão até o dia 21 de dezembro, cumprindo assim o total de 200 dias letivos.

Uma das novidades é que os CMEIs terão quatro datas (com um período em cada uma) reservadas para a organização da documentação pedagógica das crianças, um pedido dos diretores de CMEIs. A diretora Kellen Collarino, do CMEI Maria Gracita Gracia Gonçalves, integrante da comissão, destacou a importância da definição destas datas. Na avaliação da diretora, é um avanço para o trabalho pedagógico dos profissionais das unidades.

Também fazem parte da comissão representantes de cada um dos níveis de ensino da Secretaria da Educação, do Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Curitiba (Sismmac) e do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba (Sismuc).

A partir da definição do calendário 2018, cada unidade irá elaborar a sua programação para o ano, como sábados letivos, dias festivos, datas de integração entre os estudantes e as famílias, entre outras atividades.