Valdecir Galor/SMCS

Quem passar pelo Rio Belém, na altura do Bosque João Paulo II (Bosque do Papa), agora vai encontrar um totem com informações básicas sobre o rio e um código, que pode ser lido por smartphones, com detalhes mais aprofundados.

A sinalização foi oficialmente inaugurada nesta sexta-feira (22/11) e fica no acesso ao bosque, pela Rua Wellington de Oliveira Vianna. A ação faz parte do programa Amigo dos Rios, uma parceria entre a Prefeitura e a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar).

“Temos mais de R$ 300 mil em obras nos rios da cidade, além de ações de limpeza e de fiscalização das ligações de esgoto”, disse o prefeito em exercício, Eduardo Pimentel.

“Isso nos dá a certeza de que vamos conseguir recuperar os nossos rios para as futuras gerações”, completou.

Pimentel fez o descerramento do totem com a secretária do Meio Ambiente, Marilza Oliveira Dias; o diretor-presidente da Sanepar, Cláudio Stabile; o diretor de Meio Ambiente da empresa, Júlio Gonchorosky; e o gerente-geral da companhia para Curitiba, Região Metropolitana e Litoral, Antônio Carlos Gerardi.

A ideia da sinalização, reforçou a secretária Marilza, é para que a população passe a identificar os rios que cortam a cidade e a sua importância para o espaço urbano. “Isso se soma ao nosso intenso trabalho de Educação Ambiental para que a população se aproprie dos rios e ajude a cuidar deles”, afirmou.

Um cuidado que, segundo ela, passa pelo uso correto da infraestrutura da rede de esgoto, alvo das ações de fiscalização. “Nos orgulhamos de ser a capital mais saneada do país, mas não nos acomodamos com esse índice”, comentou a secretária.

Para o diretor-presidente da Sanepar, a participação efetiva da população é imprescindível para o sucesso das ações. “Cobrando qualidade dos serviços e trabalhando com o poder público para fazer da forma correta e denunciar quem não esteja”, disse Stabile.

Totens e placas
Serão 31 totens espalhados por alguns dos principais rios da cidade. Todos vão contar com o nome do rio e um código a ser lido pelo smartphone e que direcionará a uma página na internet com informações detalhadas sobre o local.

Ainda estão sendo implantadas placas de identificação dos rios, inicialmente em 50 pontos de transposição de vias públicas, como já acontece na Rua Lysimaco Ferreira da Costa, que é cortada pelo Belém.

Corredor de pólen e novas mudas
O evento marcou a instalação de uma caixa com colmeia de abelha mandaçaia, sem ferrão, expandindo o Projeto Jardins de mel. Além de ampliar o programa – foi a 41ª caixa da cidade – a ideia é criar corredores de polinização ao longo dos rios.

Também foi feito o plantio de dez árvores (nove ipês e uma araucária) pelas crianças do CMEI Centro Cívico. Com as mãos pintadas de verde, elas contribuíram para o arvorômetro do projeto 100 Mil Árvores.

Rio Belém
Emblemático, o rio que nasce e deságua em território curitibano foi escolhido para iniciar as atividades do Amigo dos Rios, formado por ações integradas de fiscalização de redes esgoto, limpeza, despoluição, plantio de árvores e Educação Ambiental.

Na região do Bosque do Papa, foram realizadas ações de sensibilização ambiental junto ao CMEI Centro Cívico e formado o Comitê de Microbacia do Belém Centro com 17 integrantes – moradores da região, comerciantes, líderes comunitários.

Na área de vistoria hidrossanitária, serviço feito pela Prefeitura e Sanepar, foram visitados mais de 460 imóveis às margens do rio, entre o Parque São Lourenço e a Avenida Cândido de Abreu.

Foram notificados para regularização 42% deles. Além disso, são executadas ações de limpeza de margem e leito, roçada da ciclovia e drenagens pluviais.

“Queremos um rio limpo, sem esgoto e mau-cheiro, condizente com a cidade em que vivemos”, afirmou a integrante do Comitê Belém Centro, Iara Regina Roda Sperry. Moradora da Avenida Cândido de Abreu, ela conta que faz a sua parte, orientando e chamando a atenção de quem pensa em jogar lixo no Rio Belém.