Ilustração: IPPUC

Cerca de 300 moradores e comerciantes da região do Seminário lotaram o salão paroquial da Igreja Nossa Senhora Aparecida, na noite de segunda-feira (27/8), para conhecer detalhes e tirar dúvidas sobre as obras da trincheira que será feita no cruzamento da Rua Mário Tourinho com a Avenida Nossa Senhora Aparecida, previstas para começar em setembro. O projeto da trincheira e os desvios que serão necessários implementar no trânsito foram apresentados ao público pelo engenheiro da Unidade de Gerenciamento do Programa (UGP) PAC Mobilidade e diretor-técnico do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Márcio Augusto de Toledo Teixeira.

A  diretora da Setran, Rosângela Battistella, e o engenheiro de trânsito, Rodrigo Alves explicaram sobre os desvios durante a realização das obras. Já o superintendente da Secretaria Municipal de Obras Públicas, Almir Bonatto, falou do reforço do pavimento nas vias alternativas por onde será desviado o tráfego e Rafael Santos do consórcio TCE/Triunfo, vencedor da licitação, mostrou do plano de obras.

A previsão contratual é que a trincheira esteja pronta em dez meses, período em que o acesso norte da Rua Mário Tourinho, no sentido Barigui e BR-277, estará fechado ao tráfego. No sentido Sul, a Mario Tourinho terá sempre uma via de acesso aberta durante o período das obras, para quem se desloca da Região do Barigui ou vem da BR-277 seguindo à região do Portão.

Para que sejam implantadas as estacas de sustentação da estrutura, a Avenida Nossa Senhora Aparecida terá tráfego interrompido no trecho por seis meses, sendo integralmente reaberta após esse período

Serão garantidos os acessos aos moradores, comerciantes e clientes dos estabelecimentos próximos da obra, bem como sinalizados os desvios para garantir a trânsito seguro de pedestres e ciclistas que passam pela região.

Transporte público
“A trincheira faz parte de um amplo programa de melhoria do transporte público financiado com recursos do PAC Mobilidade Urbana. Estamos abrindo caminhos ao transporte público, com foco nas linhas de maior carregamento como a do Inter 2, que transporta 91 mil passageiros por dia”, explicou Márcio Teixeira, do Ippuc.

De acordo com o engenheiro, o conjunto de obras que integram o PAC Mobilidade tem programadas trincheiras, binários (como o das ruas Vital Brasil e Ulisses Vieira, na ligação do Santa Quitéria à Arthur Bernardes) e a reconstrução de terminais (como o do Campina do Siqueira e Vila Hauer). O corredor Leste-Oeste chegando ao terminal Campina do Siqueira também faz parte do pacote de projetos que aguarda a liberação de recursos do governo federal.

“Hoje perde-se muito tempo no trecho entre o portão e o terminal do Campina do Siqueira por conta do carregamento da via. Para melhorar a capacidade do transporte, numa fase seguinte à trincheira, serão implantadas faixas exclusivas ao transporte a serem compartilhadas pelas linhas que trafegam no eixo da Artur Bernardes/Mário Tourinho”, explicou.

Plano de obras
O engenheiro do consórcio TCE/Triunfo, Rafael Santos, explicou que a Avenida Nossa Senhora Aparecida será bloqueada ao tráfego pelo período de 180 dias para o trabalho de fixação de estacas metálicas de suporte à trincheira. “Após esse período será liberado o trânsito na Avenida Nossa Senhora Aparecida”, disse.

De acordo com o engenheiro, será aberto o canteiro central da Nossa Senhora Aparecida próximo à Mário Tourinho para que seja possível o retorno dos veículos.

Já o eixo da Rua Mário Tourinho no sentido Parque Barigui e BR-277 estará bloqueado pelo período total de obras, fixado em dez meses em contrato. Caso haja descumprimento de algum item contratual a empresa sofrerá sanções previstas.

“Durante a execução das obras será permitida a passagem de pedestres e ciclistas com segurança por caminhos devidamente sinalizados”, afirmou Santos

Segundo o engenheiro, cerca de 25 mi m³ de terra serão retirados no canteiro de construção da trincheira, num trabalho de escavação que deverá durar 35 dias. O material será transportado na rota norte da BR-277.

“A última etapa do trabalho será a de pavimentação de calçadas, novas ciclovias e iluminação integrando o conjunto de vias”, completou o engenheiro do consórcio TCE/Triunfo responsável pelas obras.

Desvios
A diretora da Setran, Rosângela Battistella, destacou que os agentes de trânsito e o serviço de engenharia de tráfego darão suporte permanente no trabalho de sinalização de desvios para minimizar os impactos da obra.
O engenheiro de tráfego Rodrigo Alves detalhou a operação de trânsito para a região do entorno da trincheira em que haverá quatro desvios principais (dois para a Mário Tourinho no sentido Sul; o sentido Norte estará permanentemente bloqueado) e dois para a Avenida Nossa Senhora Aparecida:

Mário Tourinho
Sentido Sul: Mário Tourinho Barigui-Portão. O desvio de quem vem pela Mário Tourinho no sentido Portão será pela Avenida Getúlio Vargas à direita, virando à esquerda na e à esquerda na Major Heitor Guimarães para retornar à Mário Tourinho.

Sentido Sul: Mário Tourinho Barigui-Portão (opção 2). Seguindo pela Rua Major Heitor Guimarães, acessa a Rua Antonio Rodrigues à direita até o trecho livre da Avenida Nossa Senhora Aparecida. Entra à direita na Rua Coronel Feliciano Ribeiro e à esquerda na São Leopoldo até o cruzamento com a Mário Tourinho.

Nossa Senhora Aparecida
Centro-Bairro (opção 1): Vindo do centro, para desviar da obra pela Avenida Nossa Senhora Aparecida, segue à direita pela Rua Major Heitor Guimarães, acessa a Rua Mário Tourinho e segue à esquerda na Rua Brandilina R.V. Pereira , à esquerda na Rua José Scuissiato, à direita na Rua Álvaro Alvin até acessar novamente a Avenida Nossa Senhora Aparecida.

Bairro-Centro (opção 1): Pela Avenida Nossa Senhora Aparecida acessa à direita a Rua Coronel Feliciano Ribeiro e à esquerda a Rua São Leopoldo para contornar a rotatória e acessar a Rua Professor Argemiro Loyola até Avenida Silva Jardim com destino ao Centro.

Bairro-Centro (opção 2): Pela Avenida Nossa Senhora Aparecida acessa à direita a Rua Coronel Feliciano Ribeiro e à esquerda a Rua São Leopoldo para tomar a Avenida Presidente Arthur Bernardes até ao acesso à esquerda na Avenida Presidente Getúlio Vargas rumo ao Centro.

Bairro-Centro (opção 3): Pela Avenida Nossa Senhora Aparecida acessa à direita a Rua Coronel Feliciano Ribeiro e à esquerda a Rua São Leopoldo para contornar a rotatória e acessar a Rua Professor Argemiro Loyola até a Avenida Silva Jardim para acessar na esquerda as Rua Teixeira Soares, Nossa Senhora Aparecida e Gonçalves Dias rumo ao Centro.

A Prefeitura fará sinalização na região e em todos os pontos de desvio. Antes do início das obras serão divulgados mapas didáticos com os caminhos alternativos.