Nesta quinta-feira (3/5), às 16 horas, a Prefeitura de Curitiba lança o programa Escute o Seu Coração, no Salão de Atos do Parque Barigui. A ação é da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e conta com o apoio da Sociedade Paranaense de Cardiologia. O programa busca reduzir as mortes prematuras por doenças do coração e derrames cerebrais em Curitiba.

Em todo o mundo, no Brasil e em Curitiba, as doenças do coração e derrames cerebrais são as principais causas de morte. De acordo com dados do Datasus, em Curitiba, no ano de 2016, as doenças do coração e derrames cerebrais foram responsáveis por 3.134 óbitos (28,2%), proporção semelhante a do Paraná (28,8%), do Brasil (27,7%) e do mundo (26,8%). 

Das pessoas que morrem entre 30 a 69 anos (considerado mortalidade prematura), uma a cada quatro são devido a doenças do coração e derrames cerebrais, em Curitiba.

Para mudar esta realidade, o Escute o seu Coração cria uma linha de cuidado especial, estimulando estilos de vida saudáveis e a promoção da saúde, a prevenção de doenças cardiovasculares, a revisão de protocolos na atenção ambulatorial básica e especializada e da assistência na urgência e emergência.

O evento de lançamento contará com a presença do prefeito Rafael Greca, da secretária municipal da Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak, e do presidente da Sociedade Paranaense de Cardiologia, João Vicente Vitola.


Aviso de pauta: Evento de lançamento do programa Escute o Seu Coração

Data: 03/05
Local: Salão de atos, no Parque Barigui

Horário: 16 horas  


Programação:

13h15 – Contexto Epidemiológico das Doenças Cardiovasculares em Curitiba (Alcides Augusto Souto de Oliveira, diretor do Centro de Epidemiologia de Curitiba).


13h40 – Atualização em Risco Cardiovascular Global (João Vicente Vitola, presidente da Sociedade Paranaense de Cardiologia).


14h10 – Programa Escute seu Coração (Tânia Maria Santos Pires, superintendente de Gestão em Saúde).


14h40 – Apresentação do Portal Escute seu Coração (Ana Maria Cavalcanti, coordenadora da Saúde do Adulto da SMS)


14h50 – Apresentação do Curso EAD Tabagismo. (Antônio Silveira, coordenador do Centro em Educação em Saúde)


15h – Apresentação dos materiais de mídia (Themys Cabral, assessora de comunicação da SMS)


15h10 – Intervalo


15h30 – Rota de Preservação Vida (Pedro Henrique de Almeida, diretor do Departamento de Urgência e Emergência).


16h – Lançamento do Programa Escute o Seu Coração, com formação da mesa e a presença do prefeito de Curitiba, Rafael Greca.