Pedro Ribas/SMCS

A Superintendência de Trânsito (Setran) começou o ano com um trabalho de limpeza de placas de trânsito pela cidade. Ruas de ligação entre os bairros e o Centro, com grande circulação de motoristas e pedestres, serão prioritárias para receber o serviço, que ocorre no período da noite.

“Para fazer o trabalho nas placas maiores, como os chamados semipórticos, é necessário que ocorram pequenos bloqueios de faixas de circulação, então o serviço se inicia às 20h e se estende até a madrugada”, explica o secretário da Defesa Social e Trânsito, Guilherme Rangel.

A Avenida Silva Jardim foi a primeira a receber os trabalhos de limpeza, feita com detergente, vassoura e pulverizador. Nos três primeiros dias de serviço, 601 placas foram limpas, no trecho entre a Avenida Presidente Arthur Bernardes e a Rua Mariano Torres. O trabalho também já foi feito na Avenida Presidente Getúlio Vargas, no trecho entre a Avenida Presidente Arthur Bernardes e a Rua Conselheiro Laurindo.

Desse total, foram 565 das placas menores, que indicam, por exemplo, limite de velocidade, direção da via, proibição de conversão, área de giro, regulamentação de estacionamento na via e área de circulação de pedestres.

As outras 36 placas, de tamanho maior, são de indicação de bairros, de fiscalização eletrônica e de trajetos possíveis em torno das quadras adjacentes, entre outras.

Próximas ruas

Na sequência as ruas Coronel Dulcídio, Fernando Moreira, Fernando Simas, Holanda e México receberão a limpeza das placas. Após essa primeira etapa, o trabalho terá sequência para outras ruas e avenidas.

Além disso, equipes de Limpeza Especial, do Departamento de Limpeza Pública da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, trabalham rotineiramente na raspagem de cartazes que são colados em postes e placas indevidamente.

Novas placas

Na fábrica de placas da Setran, na CIC, são confeccionados e recuperados os mais diversos modelos de placas. Grande parte consequência de ações de vandalismo. Todo mês uma média de 327 placas de trânsito são recuperadas pelos funcionários. Entre as novas e as substituídas, cerca de 480 placas são implantadas a cada 30 dias na cidade.