Franklin de Freitas – A Arena da Baixada: Athletico espera voltar a utilizar o estádio nos próximos dias

O Athletico Paranaense esperava voltar a jogar pelo Campeonato Paranaense neste fim de semana. No entanto, a Prefeitura de Curitiba não autorizou partidas de futebol na cidade, como parte das restrições relacionadas à pandemia da Covid-19. Como já disputou duas partidas como visitante no campeonato estadual, o Furacão deve fazer o próximo jogo como mandante. E a ideia do clube é utilizar a Arena da Baixada, escalando o time principal nas duas próximas partidas, para ganhar ritmo antes da estreia na Copa Sul-Americana, que será no fim de abril.

Diante desse cenário, o Athletico não tem interesse em levar seus jogos como mandante para outras cidades – Ponta Grossa, Paranaguá e São José dos Pinhais seriam as opções mais próximas — por causa da qualidade do gramado. No entanto, o clube pode ser obrigado a escolher outro estádio para não ‘travar’ o calendário.

Pela legislação (prazo de 72 horas), a quinta-feira era o último prazo para a Federação Paranaense de Futebol marcar os jogos de domingo. Como o Athletico ficou fora da tabela, o clube decidiu agendar um jogo-treino para o time principal. A principal possibilidade é enfrentar o São Caetano, na Arena da Baixada ou no CT do Caju, no fim de semana.

O jogo-treino não é considerada uma partida, por não ter registro na Federação, não precisar de um árbitro federado e não ter limite de substituições. Já os amistosos são considerados jogos, com árbitro autorizado por uma federação, com súmula registrada e com limite de substituições previamente combinada entre os clubes.

Os treinos estão autorizados pela prefeitura e o Athletico vem utilizando o CT do Caju para preparar o elenco.

O Athletico deve voltar a jogar no Paranaense na próxima terça ou quarta-feira. Uma possibilidade é enfrentar o Operário, na Arena da Baixada. No entanto, precisa conseguir até lá de uma autorização da prefeitura de Curitiba para a realização de partidas.