A relação dos vencimentos dos 35 mil servidores municipais de Curitiba estará disponível no Portal da Transparência da Prefeitura a partir de segunda-feira (18). O endereço para acessar os dados é http://www.transparencia.curitiba.pr.gov.br. Serão publicadas informações individualizadas sobre as remunerações e subsídios recebidos por todos os funcionários, nos órgãos da administração direta e indireta e nas suas autarquias e fundações.

Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, as informações poderão ser pesquisadas de forma objetiva e rápida. Após entrar no Portal da Transparência, o interessado deve clicar na aba funcionários, no alto da página, buscar o item remuneração de servidores e informar o cargo do servidor pesquisado, que aparecerá em uma lista. A busca também pode ser feita pelo nome do funcionário.

Outro caminho para chegar às informações é o site oficial da Prefeitura (http://www.curitiba.pr.gov.br), clicando na aba acesso à informação, no alto da página inicial.

Estará disponível o histórico de informações dos últimos doze meses, a partir de outubro deste ano. Sempre que for completado o ciclo, os dados do 13º mês serão excluídos.

Com a divulgação dos salários dos funcionários estamos aprimorando o nosso sistema de informações públicas e cumprindo um compromisso desta gestão, que é de atuar sempre com total transparência, afirma o prefeito Gustavo Fruet.

O sistema informa a remuneração básica, salário líquido, vantagens pessoais e eventuais, descontos e o mês e ano de admissão, entre outros itens. Serão divulgados os salários do prefeito, secretários, de todos os servidores estatutários, cargos comissionados e de presidentes de entidades mistas.  Não estarão disponíveis deduções de natureza pessoal, tais como pensão alimentícia, empréstimos consignados, contribuições sindicais etc.
 
Nossa intenção é adequar a Prefeitura de Curitiba à nova realidade da administração pública do País, na qual a transparência é uma exigência, e ao mesmo tempo preservar o direito dos servidores de não terem divulgadas informações pessoais, diz a secretária municipal de Recursos Humanos, Meroujy Giacomassi Cavet.

A Prefeitura desenvolveu um sistema exclusivo para armazenamento dos dados, hospedado em um servidor novo, o que deverá tornar a busca mais rápida e funcional.