Pedro Ribas/SMCS

Desde a manhã desta quinta-feira (26/3), o Parque Barigui passou a ter restrição de estacionamento e circulação de veículos. A medida foi tomada pelo município em razão do grande movimento de pessoas registrado nos últimos dias, apesar das recomendações de isolamento social para contenção da transmissão do novo coronavírus.

Parques e unidades de conservação menores e que favoreceriam a formação de aglomerações, como os bosques Alemão e Reinhard Maack e o Jardim Botânico de Curitiba, já foram fechados. O Parque Tingui também terá restrição de estacionamento e circulação de veículos.

“A ideia é deixar os parques mais amplos abertos, mas as pessoas devem buscar horários alternativos apenas para fazer caminhadas e exercícios”, lembra o diretor de Parques e Praças da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Jean Brasil.

Os estacionamentos e as vias internas dos parques com restrição têm bloqueios da Superintendência de Trânsito (Setran) e os frequentadores são orientados pela Guarda Municipal para evitar aglomerações e retornar às suas casas assim que terminarem as atividades físicas.