Franklin de Freitas – Fila ontem no Parque Barigui

Curitiba amplia nesta segunda-feira (21) a vacinação anticovid para pessoas com 50 anos completos ou mais. A vacinação será feita com estoque remanescente da última remessa de imunizantes recebidos do Governo do Estado do Paraná, na sexta-feira passada (18).

Devido à limitação de doses disponíveis em Curitiba, será suspensa temporariamente, a partir desta segunda-feira, a imunização de professores e trabalhadores da educação tanto básica, quanto de nível superior. O município já vacinou pessoas desse grupo prioritário em quantidade maior do que as doses recebidas, sendo inviável a continuidade enquanto a Secretaria de Saúde do Estado do Paraná não repassar novos imunizantes com esta destinação. Assim que recebida nova remessa pela Secretaria Municipal da Saúde, Curitiba retomará a vacinação dos profissionais da educação.

A imunização da população geral por idade não é por agendamento. Para evitar filas e aglomerações, a vacinação será escalonada por mês de nascimento. A orientação é que os nascidos no primeiro semestre (1º de janeiro a 30 de junho) busquem um dos 17 pontos no período da manhã, das 8h às 12h. Já os nascidos no segundo semestre (1º de julho a 31 de dezembro) devem se vacinar no período da tarde, das 13h às 17h.

Para receber a vacina é preciso apresentar documento de identificação com foto, CPF e um comprovante de residência com endereço de Curitiba. Também é necessário fazer o cadastro antecipado na plataforma Saúde Já, pelo site (www.saudeja.curitiba.pr.gov.br) ou pelo aplicativo do celular. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) orienta ainda, que se possível, leve uma caneta para agilizar o preenchimento do formulário.

Domingo de filas

O domingo (20) foi átipico em Curitiba. Para acelerar a vacinação contra Covid, a Prefeitura abriu vários pontos para imunização dos cidadãos com 52 e 51 anos. Em alguns locais de vacinação, como o Pavilhão da Cura, no Parque Barigui, houve fila de espera de duas horas.

Até este sábado (19), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba imunizou 682.718 pessoas com a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus. Em Curitiba, 234.901 pessoas receberam a segunda dose da vacina. A vacinação com a segunda dose está sendo feita nas instituições de longa permanência, em profissionais de saúde e idosos.