Publicidade
Carreira & Cia.

Prêmio Sangue Novo no Jornalismo destaca novos talentos

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR) promove, na próxima sexta-feira (1.º), mais uma edição do tradicional Prêmio Sangue Novo no Jornalismo. O evento, que ocorre desde 1995, será realizado no auditório do bloco azul da Universidade Positivo (Rua Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300, bairro Campo Comprido, Curitiba), a partir das 18h.

Maior premiação voltada para estudantes organizada por um sindicato no Brasil
O Prêmio Sangue Novo possui 23 categorias e tem como objetivo contribuir para a melhoria da qualidade de ensino nas faculdades de jornalismo, bem como de dar espaço e visibilidade para os novos talentos da profissão quando estes completarem a graduação. De acordo com o diretor-presidente do SindijorPR, Gustavo Vidal, o Sangue Novo começou de forma tímida, porém, com o passar dos anos, foi crescendo cada vez mais. “O Prêmio Sangue Novo surgiu em 1995, com 60 participantes divididos em seis categorias. Com o tempo, tanto os estudantes quanto as universidades compraram esta ideia e passamos a contar com uma participação cada vez maior. No ano passado tivemos 626 trabalhos inscritos. Neste ano, foram mais de 360 trabalhos. São números que impressionam e que motivam o SindijorPR a seguir adiante com esta ideia”, revela.

Profissionais reconhecidos no mercado participam como jurados
Vidal acredita também que o Sangue Novo pode ser encarado como uma espécie de “cartão de visitas” do estudante, uma vez que profissionais reconhecidos no mercado participam voluntariamente como jurados do prêmio, que é um dos principais apoios que o SindijorPR recebe. “O Sangue Novo mostra todo o potencial destes estudantes e, não raro, eles acabam sendo contratados pelas empresas de comunicação daqui do Paraná. Também chama a atenção a qualidade e o profissionalismo que os estudantes dedicam aos seus projetos. Eles entendem que entregar um excelente trabalho pode abrir portas para eles futuramente”, avalia.

Aproximação entre universidades, professores e estudantes
A diretora de formação do SindijorPR e uma das organizadoras do Sangue Novo, Silvia Valim, conta que uma das vantagens do prêmio é a aproximação entre universidades, professores e estudantes. “Criamos o Coletivo Chega Junto para discutir ideias e tentar sempre melhorar o evento com as sugestões e críticas que chegam por meio dessa interação. É uma forma de mostrar que o SindijorPR preocupa-se, na prática, com o futuro do jornalismo”.

Redução de filiados e busca de parcerias e apoiadores
No entanto, tem sido desafiador manter eventos culturais organizados por instituições como o SindijorPR em todo o Brasil. Pela primeira vez o Sindicato não pôde contar com um patrocínio. Com isso, a diretora comemora que tenhamos neste ano mais uma premiação. “O sindicato acredita que concluir mais uma edição do sangue novo é verdadeiramente uma vitória, uma vez que estamos passando por um período de grandes hostilidades contra os sindicatos de todo o país e com isso sofremos também as consequências da redução no número de filiados em todas essas entidades sindicais. Isso quer dizer que as condições financeiras para investir em ações culturais como o prêmio ficam limitadas. No entanto, descobrimos que por meio de parcerias, instituições e pessoas que acreditam em ações como essa, é possível realizar. A prova disso é que no dia 1.º de novembro iremos nos encontrar com professores e estudantes de todo o Estado”, afirma Valim.

Parceria com o Canal Futura e outras empresas identificadas
A diretora reitera que um trabalho deste porte precisa de ajuda para continuar acontecendo. "Estamos felizes, pois pudemos contar com uma parceria importantíssima, que é do Canal Futura que, além de compor o corpo de jurados, também foi responsável pela confecção do troféus, já tradicionais no prêmio", finaliza Valim. O SindijorPR ainda contou com o apoio de empresas como a CTRLS e a DOHMS WEB, que há anos já acompanham o sindicato, a Universidade Positivo que cedeu espaço e mão-de-obra para a cerimônia de premiação, profissionais da própria direção do SindijorPR, além da IKA Malas, que oferece brindes aos trabalhos vencedores”, encerra.
Texto: Flávio Augusto Laginski. Fotos: Annelize Tozetto
Serviço: 23º Prêmio Sangue Novo no Jornalismo.Dia: 1.º de novembro. Horário: 18h. Local: auditório azul da Universidade Positivo (Rua Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300, Campo Comprido, Curitiba).


Curtas:

* Feira Mundo Bike em novembro no Expo Barigui. Com a grande expansão do universo ciclístico, acontece em Curitiba, entre os dias 08 e 10 de novembro, a FEIRA MUNDO BIKE destinada aos amantes do ciclismo e para o público em geral, que deseja começar a pedalar e ainda não sabe o que comprar. Ela acontece, no Expo Barigui, reunindo em um só lugar expositores com lançamentos, tendências, peças, serviços, acessórios, vestuários, nutrição esportiva e muita tecnologia, para ciclistas amadores, profissionais e para toda a família. Mais informações: https://www.facebook.com/feiramundobike/

* Curitiba recebe talk sobre sucessão patrimonial e investimentos no exterior no dia 30. O advogado e sócio fundador do escritório Domingues Sociedade de Advogados (DMGSA), Nereu Domingues, e o Head de Planejamento Patrimonial da XP Investimentos, Renato Folino, irão comandar um bate-papo exclusivo sobre Sucessão Patrimonial e Investimentos no Exterior. Domingues vai falar sobre a estrutura jurídica para investimentos no exterior e planejamento imigratório e, Folino, sobre aspectos financeiros dos investimentos no exterior.
Serviço
Talk Pais & Filhos: Sucessão Patrimonial e Investimento no Exterior
Grand Hotel Rayon: Rua Visconde de Nácar, 1424 – Centro.
Data: 30/10/2019
Horário: 19h30

* Conceituada empresa de comunicação digital de Curitiba busca Programadores-Desenvolvedores Web Sênior com experiência em suporte e acompanhamento de projetos e tarefas com tecnologias de vanguarda.Irá realizar as seguintes atividades: Desenvolvimento e manutenção back-end de sistemas web .net, banco de dados e API. Pró-eficiência na linguagem de programação C#; Desenvolvimento em .NET, MVC, C#.WebServices, asp classic, Entity Framework, SQL. Banco de dados SQL Server e MySql. Conhecimento de jQuery, Angular e Vue.Requisitos: Experiência mínima de 2 anos com back-end. Graduação escolar: ensino superior concluído ou em andamento. Conhecimentos de microsoft team services (VSTS/ azure devops), VisualStudio, Scrum. Aberto a adaptação a novas tecnologias. A empresa oferece condições de trabalho desafiadoras, além remuneração e benefícios compatíveis com o mercado. Vagas para meio período e integral. Garantimos sigilo nas conversações. Mais informações: 41-99123-7933.

* Vem aí o Workshop DO MAR AO PASTO, ministrado pelo CHEF DOBIS e pelo PITMASTER RAFAEL no dia 9/11/2019, das 8 às 18 horas, com uma temática bem bacana: "Trabalhando Peixes, Vegetais Grelhados, Técnicas de Grelha e de Frutos do Mar, Salmão Defumado, Brisket e Beef Ribs".. E para deixá-lo melhor ainda, teremos OPEN BEER E FOOD! E para fechar com chave de ouro, o evento será realizado na HAMBURGUERIA DAS AMÉRICAS, na nova sede que será inaugurada no inicio do próximo mês! Informação, gente bacana, ótimas dicas e muito comida gostosa. Acesse o link: https://lets.events/e/workshop-do-mar-ao-pasto/ AS VAGAS SÃO LIMITADAS!! Informações: 41 99731-0330.


Frase:

“É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito”
(Einstein)


Publicidade

Plantão de Notícias

Mais notícias

DESTAQUES DOS EDITORES