Franklin de Freitas

O presidente da Associação Paranaense de Supermercados (Apras) e dono da Rede Condor, Joanir Zonta, afirmou que o setor está com os estoques regulares. O empresário afirmou ainda que a indústria está produzindo e entregando os produtos normalmente. Em um futuro muito distante, Zonta ressalta que, caso os funcionários da indústria de alimentos contraiam a Covid-19, eles poderão faltar ao trabalho, causando assim um desabastecimento de produtos. “Mas isso é em um futuro, muito distante”, declarou. 

Zonta afirmou ainda que o setor tem acompanhado as notícias da evolução do coronavírus na China e Itália, para antecipar o que estes países já fizeram para controlar o avanço da doença. Como medidas de segurança, Zonta cita o respeito ao distanciamento das pessoas e a atenção a higiene pessoal. 

Ele explicou ainda que as gondôlas vazias, encontradas em alguns mercados nos últimos dias, foram resultado da dificuldades de reposição nas lojas por uma questão de logística, não falta de produtos. “Nos trabalhamos com estoques de até 45 dias, que estão em nossos CD (Centros de Distribuição), e as rupturas (falta de produtos) ocorreram por conta da distância que algumas lojas têm destes CDs”, disse Zonta. 

O setor supermercadista trabalha com estoques de 20 a 45 dias, segundo o empresário.