O presidente da Urbs, Roberto Gregório da Silva Junior, entregou à Câmara Municipal de Curitiba, na sessão desta quarta-feira (4), o primeiro relatório da Comissão de Auditoria do Transporte Coletivo. O documento é fruto de auditagem interna na sociedade de economia mista. Ele participa, nesta quinta (5), da reunião da CPI do Transporte Coletivo para falar sobre o assunto.

Segundo Gregório, o documento contém divergências que podem ter refletido no processo competitivo da licitação do transporte coletivo. No entanto, disse que não é possível afirmar que isso tenha beneficiado as empresas vencedoras. O presidente da Urbs também adiantou que os trabalhos da Comissão de Auditoria devem ser prorrogados por 120 dias.

Em visita de integrantes da CPI do Transporte Coletivo da Câmara de Curitiba à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional Paraná, na terça (3), representantes da Plenária Popular do Transporte afirmaram que o documento apresenta provas de irregularidades no processo licitatório. O relatório parcial aponta que foram feitas alterações no edital final sem a chancela da Diretoria Jurídica da Urbs, o que contraria dispositivo da Lei de Licitações.

O prefeito Gustavo Fruet recebeu o documento na véspera e as considerações também seguem ao Ministério Público do Paraná (MP/PR) e ao Tribunal de Contas do Estado (TCE). A Comissão de Auditoria é formada por integrantes da Plenária Popular do Transporte Coletivo, instituições do ensino superior, sindicatos, Urbs, Procuradoria-Geral do Município e da Secretaria de Finanças. A Câmara Municipal é representada pela Professora Josete (PT).