Franklin de Freitas

O presidente da torcida organizada Fúria Independente (TFI), Mauro Machado Urbim, que morreu nesta segunda-feira (1) à noite, será velado até esta quarta-feira (3) no Ginásio 1 da sede social do Paraná Clube, na Avenida Presidente Kennedy. Ele será sepultado nesta quarta-feira, em local ainda não definido. Nesta terça-feira, o mundo do futebol lamentou a morte.

Urbim morreu na última segunda-feira, após ser pisoteado por um cavalo da Polícia Militar, no último sábado (30), em jogo do Paraná contra o FC Cascavel, na Vila Capanema. Além de presidente da Fúria Independente, ele também é conselheiro do Paraná Clube.

Nesta terça, o Paraná Clube decretou luto oficial de três dias pela morte de Urbim. “Uma perda irreparável para a torcida tricolor e para todos que o conheciam. Mauro, ou simplesmente Maurinho, como era conhecido, sempre desempenhou com muito afinco suas funções em prol do Paraná Clube. Seja no Conselho Deliberativo ou como presidente da nossa torcida organizada Fúria Independente”, disse o clube, em nota.

Além disso, o Paraná Clube afirmou que a venda dos ingressos para a partida deste domingo (7), contra o Pouso Alegre (MG), será feita somente na Vila Capanema e online nesta quarta.

Nas redes sociais, amigos e torcedores lamentaram o ocorrido. Até mesmo torcidas organizadas de clubes rivais, como Os Fanáticos (Athletico) e Império Alviverde (Coritiba) lamentaram a morte. Em outros estados, torcedores de clubes como Corinthians, Inter e Fluminense fizeram notas de repúdio sobre a ação da PM que causou a morte de Urbim.

A Policia Militar, por sua vez, disse que fará uma sindicância interna para apurar o ocorrido.