O presidente do Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba (Setransp), Maurício Gulin, lamenta a mortedo ex-governador Jaime Lerner, ocorrida nesta madrugada de quinta-feira, 27 de maio, aos 83 anos. 

Para o representante, Lerner era um dos pensadores mais influentes da atualidade. “Jaime Lerner, mais do que prefeito e governador, foi um homem à frente de seu tempo. Revolucionou o transporte coletivo de Curitiba ao lançar o sistema BRT (Bus Rapid Transit) – canaletas exclusivas para a circulação de ônibus na cidade – e tornou a capital paranaense modelo de transporte para o mundo”, diz um trecho da nota de pesar divulgada nesta manhã.

Veja a nota na íntegra

O mundo perdeu hoje um de seus pensadores mais influentes.

Fez isso em 1974 e, desde então, o modelo já foi copiado por mais de 200 cidades por todo o planeta e ainda hoje as ideias presentes nesse sistema fazem parte da mobilidade urbana do futuro.

É incalculável o número de pessoas beneficiadas a partir dessa revolução no transporte coletivo, assim como é imensuráel a grandeza do legado de Lerner.

A notícia da morte desta influente pensador é triste por si só, abala todos que se dedicam ao estudo da mobilidade urbana e é especialmente dolorosa para nós, que acompanhamos e vivemos de perto cada passo de sua jornada nos transporte coletivo.

Nossos mais profundos sentimentos à família

Mauricio Gulin
Presidente do Setransp