Divulgação

O exame do preso internado no Hospital de Clínicas apresentou resultado negativo para Covid-19, segundo o Departamento Penitenciário. Já o exame feito no agente penitenciário, com suspeita, ainda não tem resultado.

Sobre o isolamento, o Complexo Médico Penal (CMP) conta com um Hospital Penitenciário (HP), destinado ao cumprimento de quarentena preventiva. Todos os presos que entram na unidade cumprem quarentena de 14 dias em ala separada, antes de serem encaminhados ao convívio coletivo.

Três presos do CMP, que tiveram sintomas, já foram testados para o novo coronavírus. Todos apresentaram resultado negativo.

O agente aguarda em casa o resultado mas passa bem, apesar de apresentar sintomas suspeitos. Já, o preso está internado e entubado no Hospital de Clínicas (HC), em Curitiba, desde sexta (29). 

O preso, P.A.S, chegou à Casa de Custódia de Piraquara, na semana passada, transferido de Londrina, já com sintomas da doença. Quando piorou, foi levado para o Complexo Médico de Pinhais. Lá, segundo informações de fontes do Bem Paraná, foi colocado na cela 414 da galeria 4, sem fazer o isolamento necessário de 14 dias. Os presos da cela, alguns com sintomas de covid-19 também, fizeram um início de motim na sexta (29), quebrando objetos, pedindo providências  da administração da penitenciária sobre o isolamento. A tentativa de motim foi neutralizada por alguns agentes, entre eles aquele que está com suspeita de coronavírus.  Na sexta mesmo, P.A.S piorou e foi encaminhado ao Hospital de Clínicas (HC), onde está entubado.

Questionado sobre as duas suspeitas de covid-19 e a falta de isolamento, o Departamento Penitenciário (Depen) ainda não respondeu. 

Testes – O Bem Paraná também teve acesso ao controle de pedidos de testes de covid-19 do Complexo Médico de Pinhais. E desde março, apenas um exame sobre Covid-19 foi pedido em maio e deu negativo.