Rovena Rosa/ABr

Curitiba registrou neste sábado (19/9) 364 novos casos de Covid-19 e sete óbitos de moradores da cidade infectados pelo novo coronavírus, conforme boletim da Secretaria Municipal da Saúde. Curitiba está em bandeira laranja, de atenção média para a doença, desde o dia 7 de setembro, em decreto com validade para duas semanas. Na sexta-feira (18), a Secretaria de Saúde emitiu novo decreto, renovando por mais sete dias, a partir de domingp, a cor da bandeira atual.

“Ainda estamos com números altos. Contamos com a população para voltarmos à bandeira amarela, com distanciamento social, uso da máscara e higiene constante das mãos. As pessoas que não são do mesmo convívio não devem se reunir. A gente vai conviver com a covid-19 por muito tempo e se tomarmos os cuidados necessários poderemos ter uma vida quase normal, porque normal somente com vacina”, disse ela.

Na bandeira laranja a principal restrição é a de funcionamento das atividades nos domingos. A maioria das atividades não podem funcionar normalmente.

Mortes

As novas vítimas são três homens e quatro mulheres, com idades entre 64 e 70 anos. Cinco destes óbitos ocorreram nas últimas 48 horas. Todos os pacientes apresentavam fator de risco para as complicações da covid-19.

Até agora são 1.185 mortes na cidade provocadas pela doença neste período de pandemia.

Novos casos
Com os novos casos confirmados, 40.720 moradores de Curitiba testaram positivo para a covid-19 desde o início da pandemia, dos quais 35.130 estão liberados do isolamento e sem sintomas da doença.

São 4.405 casos ativos na cidade, correspondentes ao número de pessoas com potencial de transmissão do vírus.

UTIs do SUS
Neste sábado, a taxa de ocupação dos 334 leitos de UTI SUS exclusivos para covid-19 é de 83%. Todos os pacientes que são internados com quadro de síndrome respiratória aguda grave vão para os leitos exclusivos covid-19 e não apenas os casos confirmados da doença. No momento restam 56 leitos livres.

Números da covid-19 em 19 de setembro
364 novos casos
7 novos óbitos

Números totais
Confirmados – 40.720
Investigação: 659
Recuperados – 35.130
Óbitos – 1.185