Franklin de Freitas

O feriado prolongado de Natal contou com casos de afogamento no Paraná. Um deles ocorreu na represa do Passaúna. Com os dias mais quentes, locais como este costumam ser procurados pela população. Mas o risco é alto. Sol e calor são um convite para atividades aquáticas refrescantes, que devem ser praticadas com as devidas precauções.

Em locais como represas, barragens e cavas existentes na Região Metropolitana de Curitiba, é proibida a prática e placas nestes locais advertem os banhistas. São locais que dão a falsa impressão de tranquilidade, mas não são terrenos rasos e, embaixo d’água, pode haver troncos ou galhos de árvore. Em caso de afogamentos, o Corpo de Bombeiros deve ser chamado imediatamente pelo telefone de emergência 193.

Desde que as temperaturas subiram no Paraná, em outubro, as ocorrências dispararam, chegando a quase uma por dia no Estado. Agora, com as férias escolares e o início da temporada de verão, os riscos se potencializam.

A previsão do tempo para os próximos dias é de calor intenso em todas as regiões do Estado. No Oeste e Sudoeste, o alerta é para marcas até cinco graus mais altas que a média normal nos próximos cinco dias. A partir do domingo há a possibilidade de chuvas no Estado, mas isso não deve derrubar muito as temperaturas.