SMCS

O Uberaba vai ganhar sua primeira horta comunitária. A Prefeitura, em parceria com a Copel e ajuda da comunidade local, está organizando uma área de 3 mil m², ao lado da Rua Anna Kloster Guimarães, para atender a 45 famílias, na Horta Comunitária Marumbi.

Os trabalhos começaram já na semana passada, com a limpeza do terreno pelos tratores do Distrito de Manutenção Urbana (DMU) da Regional Cajuru. Vão deixar tudo preparado para receber a terra apropriada para o plantio. Serão feitos canteiros de 90 m² , em que cada família será responsável pelos vegetais e leguminosas plantados.  “Estamos muito felizes com este avanço, porque a comunidade vai ter uma nova horta com o cercamento e o apoio adequado no local”, diz a chefe do Núcleo da Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional da Regional Cajuru, Mabel Tevah.

O terreno, cedido pela Copel (Companhia Paranaense de Energia), fica próximo às torres de alta tensão e já tinha o plantio de vegetais feito informalmente pelos moradores. “Eles iniciaram o projeto para o local deixasse de ser um ponto de descarte indevido de lixo”, explica Mabel. Na forma anterior, o cultivo não era seguro. Agora, com o convênio da Prefeitura com a Copel,  seguirá normas de segurança alimentar e terá apoio técnico. A Prefeitura também vai fornecer gratuitamente os insumos – mudas, adubos para o desenvolvimento das hortaliças.

Mais hortas na região

A Horta Comunitária Marumbi será a segunda na Regional. Ela se une à Horta Comunitária Cajuru, que neste mês de julho comemorou dois anos de sua inauguração e atende a 24 famílias em 1 mil m², a partir de uma parceria da Prefeitura com a Rumo Logística. 

Também está em implantação a Fazenda Urbana, que ficará ao lado do Mercado Regional do Cajuru, com o que há de mais moderno em modelos de plantio, como uso de energias renováveis (eólica e solar) e o reaproveitamento de água de chuva para irrigação e bioenergia.

Hortas Comunitárias pela Cidade

Curitiba conta com 27 horas comunitárias, das quais 42 em escolas e 20 institucionais, com apoio da Prefeitura.
A equipe de técnicos agrícolas e engenheiros agrônomos da Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional fazem a manutenção dos locais e realizam treinamentos teóricos e práticos para que os participantes realizem o cultivo da forma mais adequada.

Para participar de uma horta comunitária, basta procurar a associação de moradores do bairro ou o coordenador local. É normal ter uma lista de espera, mas o interessado será chamado assim que houver vagas disponíveis. Pede-se que o interessado seja morador da região, pois o cultivo da horta exige cuidado diário.