Luiz Costa/SMCS

Bolo, algodão doce, oficina de brinquedos e contação de histórias. Foi assim a comemoração do 25º aniversário do Farol do Saber Machado de Assis, no Vista Alegre, o primeiro inaugurado na cidade, em novembro de 1994, durante a primeira gestão do prefeito Rafael Greca.

A festa teve a participação de estudantes da Escola Municipal Ana Hella e da comunidade. A bruxa Cidinha compareceu e contou histórias emocionantes para os meninos e meninas que também participaram de oficinas de confecção de brinquedos, do camarim de pinturas e de atividades recreativas.

As agentes de leitura Ariane Mainardes e Denise Guimarães prepararam cada detalhe da comemoração com carinho para receber à comunidade. Os irmãos Eduardo e Larissa Dalpra de Paula, frequentadores assíduos do Farol, estiveram entre os participantes.

“Estamos todos os dias no Farol para as aulas da oficina de violão ou para emprestar e devolver os livros e gostamos muito”, disse o estudante Eduardo Dalpra de Paula.

Bibliotecas públicas
O Farol do Saber Machado de Assis, que homenageia um dos maiores escritores da Língua Portuguesa e patrono da Academia Brasileira de Letras, inaugurou a descentralização das bibliotecas públicas municipais. Numa época em que a internet era um serviço restrito, o espaço oferecia computadores com acesso à rede global.

Além do acervo de sete mil livros, o Farol também oferece uma programação cultural para adultos e crianças, com oficinas gratuitas, como as de violão e de canto e técnica vocal.

As aulas acontecem durante a semana. Aos sábados, a unidade promove atividades do Comunidade Escola, voltadas aos estudantes da Escola Municipal CEI Maestro Bento Mossurunga, do Alto Boqueirão.

O Farol do Saber Machado de Assis fica junto ao Jardinete Deputado Ladislau Lachowski e foi revitalizado pela Prefeitura em 2018 e entregue à população com parquinho de troncos e piso emborrachado, pista de caminhada e minianfiteatro. No segundo semestre deste ano, recebeu nova pintura e voltou a ser um cartão-postal para o bairro.

Serviço: Farol do Saber Machado de Assis
Endereço: Rua Arthur Leinig, 635, Vista Alegre
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13 às 17h.
Sábados, 9h às 13h, exceto feriados