Pedro Oliveira/Alep

O governo do Estado negou ontem que pretenda promover mudanças no primeiro escalão, com a saída do chefe da Casa Civil, Guto Silva (PSD) do cargo para reassumir o mandato de deputado estadual na Assembleia Legislativa, e sua substituição pelo atual secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano, João Carlos Ortega. A informação foi publicada pelo blog da jornalista Roseli Abrão. Segundo essa versão, o deputado estadual Evandro Araújo (PSD), o que garantiria que o deputado Hussein Bakri (PSD) permanecesse na Assembleia como líder do governo. O motivo das mudanças seria o descontentamento da base governista na Assembleia com o desempenho do chefe da Casa Civil na distribuição de cargos e atendimento dos parlamentares.

Liberou geral
O deputado federal Rubens Bueno (Cidadania) classificou ontem de proposta do “liberou geral contra a vida” o projeto do governo federal que altera o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), acaba com diversas punições para motoristas infratores e enfraquece medidas que salvam vidas nas estradas. Entre as mudanças previstas estão a dispensa do exame toxicológico para motoristas e o fim de multas para os condutores que deixem de usar cadeirinhas para crianças em veículos e trafeguem em rodovias durante o dia sem o farol ligado. O projeto também aumenta de 20 para 40 o número de pontos para a suspensão da carteira de habilitação.

Absurto
“Esse liberou geral é contra a vida e nós não podemos de forma alguma concordar com isso. Eu nunca vi tamanho absurdo. É um incentivo a morte, a violência e para aqueles que cometem crimes. Hoje, 50% dos leitos do SUS são ocupados por vítimas de acidentes de trânsito no Brasil. Elas também ocupam 60% das UTIs. Não é possível que agora se retire da legislação aquilo que ajuda a reduzir o número de vítimas no trânsito. Esse projeto vai aumentar o banho de sangue, a carnificina nas estradas do país”, disse o deputado.

Frota
A juíza Sayonara Sedano, da 8ª Vara Criminal de Curitiba determinou a soltura de diretores e funcionários da empresa JMK, presos na operação “Peça Chave”, da Polícia Civil, que investiga fraudes no contrato de manutenção da frota de veículos oficiais do Estado. Segundo a investigação, o esquema teria desviado R$ 125 milhões através do superfaturamento de peças e serviços. A empresa nega as irregularidades.

Crédito
O governador Ratinho Junior (PSD) determinou uma redução nas taxas de juros e atualização nas condições de enquadramento dos municípios atendidos pelo Sistema de Financiamento aos Municípios (SFM). O sistema que financia obras de infraestrutura, construções e compra de máquinas e equipamentos para prefeituras, terá redução média de 15% nas taxas fixas de juros. Em algumas situações a queda pode chegar a 22,4%.

Entulho
O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR) suspendeu pregão lançado pela prefeitura de Santo Antônio da Platina (Norte Pioneiro) para a contratação de empresa para coletar material vegetal resultante da poda e corte de árvores, objetos de grande tamanho descartados pelos moradores do município e entulhos provenientes de obras de construção civil. A decisão atendeu pedido da empresa Sanetran Saneamento Ambiental que apontou irregularidades no edital, como falta de objetividade na exigência de atestado de capacidade técnica; ausência de detalhamento dos serviços constantes no termo de referência; e falhas e deficiências na planilha orçamentária.