Nesta semana acontece o pagamento do primeiro lote da restituição do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) de 2020. No Paraná serão beneficiados 44.580 contribuintes, que vão receber um total de R$ 84,4 milhões. Também vão receber a restituição contribuintes de exercícios passados, totalizando R$ 87,5 milhões. A consulta sobre a restituição está disponível desde a sexta-feira passada.

A Receita Federal seguirá, a partir deste ano, novo cronograma de restituição. O pagamento do primeiro lote está programado para o dia 29 de maio, com o último lote previsto para 30 de setembro. Para efeitos de comparação, no ano passado, as restituições iniciaram no dia 17 de junho e se estenderam até o dia 16 de dezembro.

Este é o primeiro lote de restituição do IRPF com pagamento no mês de maio e antes do prazo final da entrega da DIRPF. Esta é uma iniciativa da Receita Federal para mitigar os efeitos econômicos da pandemia da Covid-19 em curso.

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a
página da Receita na Internet (http://receita.economia.gov.br/). A restituição ficará disponível no banco durante um ano.