Com editais já divulgados, a Segundas Chamadas Públicas Nominais para a UFPR preencher vagas remanescentes do Sistema de Seleção unificada (SiSU 2018) e do Vestibular 2017/2018 estão marcadas para ocorrer desta terça-feira (6) a quinta (8) nas cidades de Curitiba, Palotina, Matinhos e Jandaia do Sul. De acordo com o cronograma da universidade, as segundas e terceiras chamadas do Vestibular 2017/2018 e do SiSU 2018 serão realizadas simultaneamente, em grupos separados por opções de curso.

A 1.ª Chamada Pública Nominal do SiSU 2018 ocorreu entre 26 e 28 de fevereiro, cerca de 20 dias depois do Registro Acadêmico da Chamada Geral (aprovados dentro das vagas). Já a do Vestibular ocorreu nos dias 8 e 9 de fevereiro.

Para tentar a vaga, o candidato que foi convocado precisa se apresentar pessoalmente (ou seu procurador constituído) no local determinado para cada opção de curso, com antecedência de 20 minutos em relação ao horário indicado no edital. Isso porque os horários dizem respeito ao fechamento das portas da sala onde ocorrerá a sessão. Os horários são informados nas páginas 4 a 5 dos editais (leia aqui o do Vestibular e aqui o do SiSU).

Na Chamada Pública Nominal, o preenchimento da vaga ocorre juntamente com o Registro Acadêmico (matrícula), portanto o convocado tem de ter toda a documentação necessária em mãos para obter a vaga (conheça aqui o procedimento usual da Chamada Pública Nominal).

As Terceiras Chamadas Públicas terá edital divulgado em 8 de agosto e ocorrerá de 14 a 16 de agosto.

Cidades

Em Curitiba haverá sessões de chamamento nos três dias. As primeiras começam no horário-limite de 8h30; as últimas, às 15h30. Os candidatos a vagas no campus de Pontal do Paraná devem se apresentar na capital. Em Matinhos, Palotina e Jandaia do Sul, os chamamentos ocorrerão no dia 7.

Bancas de validação (SiSU)

Estritamente no SiSU, os cotistas que precisam ser submetidos à banca de validação de autodeclaração (pessoa com deficiência e/ou negros e pardos) fizeram um Registro Acadêmico condicional na Primeira Chamada Pública Nominal. Ou seja, para ser concluída, a matrícula depende do resultado das bancas, agendadas para período posterior.

As bancas ocorrerão entre esta terça (6) e quinta (8), em horários e locais pré-determinados para cada candidato. É possível conferir a convocação no edital divulgado no dia 2. Em caso de indeferimento do pedido, o candidato terá prazo para recurso — das 8h30 do dia 9 até às 17h30 do dia 10.

No caso do Vestibular 2017/2018, as bancas foram realizadas antes das provas, em outubro.

Vagas

O Vestibular 2017/2018 da UFPR ofereceu 5.439 vagas de graduação em seis cidades: Curitiba, Palotina, Jandaia do Sul, Matinhos, Pontal do Paraná e Toledo. A universidade reservou 1.447 vagas para o SiSU 2018, em 109 cursos e quatro cidades (Curitiba, Palotina, Matinhos e Jandaia do Sul).