Ivonei Sfoggia tomará posse nesta segunda-feira, 9 de abril, para sua segunda gestão consecutiva como procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Paraná (biênio 2018-2020). A solenidade será realizada às 17 horas, durante sessão do Colégio de Procuradores de Justiça, no auditório da sede do Ministério Público do Paraná (Rua Marechal Hermes, 751, térreo, Centro Cívico), em Curitiba.

O PGJ foi reconduzido ao cargo após eleição com recorde de participação (740 dos 751 membros do MPPR). Recebeu votos de 84,5% dos procuradores e promotores de Justiça que prestigiaram do pleito (625 votos) e foi nomeado pelo governador do Estado no dia 21 de março.

História – Integrante do Ministério Público do Paraná há 28 anos, Ivonei Sfoggia é o atual procurador-geral de Justiça. Ingressou na instituição como promotor substituto em São José dos Pinhais, em 1990, e foi titular nas comarcas de Dois Vizinhos, Morretes, Paranavaí, Pato Branco e Curitiba, onde atuou na Promotoria de Justiça da Infância e Juventude. Também coordenou os Centros de Apoio às Promotorias de Justiça da Saúde e das Comunidades.

Graduado em Direito pela Universidade Federal do Paraná, com especialização em Direito Contemporâneo e em Filosofia do Direito pelo Instituto Brasileiro de Estudos Jurídicos (IBEJ), e em Direito Sanitário, pela Universidade de São Paulo, Ivonei Sfoggia presidiu a Associação Paranaense do Ministério Público (APMP) e a Fundação Escola do Ministério Público (Fempar), essa última por duas gestões. Exerceu, ainda, as funções de assessor especial da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp) e, por oito anos consecutivos, atuou como diretor-secretário da Procuradoria-Geral de Justiça.