César Alves/Globo – Alavanca – A direção da Globo não tem dúvidas que o novo “BBB” terá efeitos positivos na audiência de vários outros produtos.

A programação contínua de séries, com suas produções a cada dia mais aceleradas, contrastam totalmente com uma época que a televisão já viveu. De acordo com o pensamento de então, os trabalhos com curta duração não compensavam os necessários investimentos operacionais, técnicos e artísticos. Daí a opção, no campo da dramaturgia, pelas novelas, que sempre se pagavam ao longo dos seus cento e tantos ou até mais de duzentos capítulos. O tempo passou, o mundo mudou e não foi mais possível continuar naquele passado. Mais que simples tendência, foi necessário se adaptar a uma nova realidade e o que se observa hoje é que este é um mercado, mais do que nunca, em evolução. E que não tem mais como parar. A opção por parcerias, com as vantagens e incentivos que são oferecidos, também se transformou numa alavanca das mais relevantes, contribuindo de maneira bem importante para o nivelamento por cima. Pelo menos no que diz respeito às três principais redes, umas mais e outras menos, esta é uma realidade que ninguém mais consegue escapar. Bom para a televisão, bom para o mercado.


Em cima disso
A ideia da Globo em reunir alguns dos seus principais autores na série ‘Os Experientes’, em formato de exibição como foram os ‘casos especiais’ no passado, também é um trabalho a ser destacado. Iniciativa que também só deve apresentar um resultado bem interessante.

E tem mais
Além de ‘Os Experientes’, a Globo já tem outros tantos trabalhos em desenvolvimento. Também vai fazer ‘Desalma’, de Ana Paula Maia; ‘Aruanas’, segunda temporada, de Estela Renner e Marcos Nisti; ‘Eu, a vó e a boi’, de Miguel Falabella, e ‘Shippados’, de Alexandre Machado e Fernanda Young. Tudo isso além de ‘Ilha de Ferro – Parte 2’, de Mauro Wilson e a segunda temporada de ‘Pais de primeira’, de Antonio Prata.

Repercussão
O fim do ‘Vídeo Show’ – e hoje será o primeiro dia sem ele – é uma discussão muito presente e opiniões ainda bem divididas. Só o tempo dirá se a Globo acertou, errou ou se houve precipitação.

Mas por que não?
O ‘Vídeo Show’, como produto, ainda que com seus 35 anos de vida, sempre foi considerado um achado. Deu cria a tantos outros no mesmo gênero. Será que, em vez de tirar do ar, a exibição de uma edição semanal, aos sábados, depois do ‘Hoje’ e no lugar das reprises, não seria para a programação uma alternativa mais interessante?

Além fronteiras
Até em Portugal, onde novelas e outros produtos da Globo fazem muito sucesso, a notícia sobre o fim do ‘Vídeo Show’ causou surpresa e comoção entre pessoas do meio. Também por lá, estão todos tentando entender.

Retomada
Edu Guedes voltará com seu programa ao vivo na Rede TV! a partir do dia 21. Ele seguirá na faixa entre 10h45 e 12h.

Vai daí
A Rede TV! marcou para o dia 4 de fevereiro, em horário ainda a ser definido, a estreia de um programa comandado pelo padre Alessandro Campos. O produto será musical e levará o nome dele. Tudo indica que entrará na sequência do Edu.

Fábrica
O canal Off marcou para dia 18, 9 da noite, a estreia da 14ª temporada do ‘Brazilian Storm’. A nova edição do programa dará destaque aos principais surfistas brasileiros e mostrará o motivo de o litoral paulista ser uma fábrica de campeões. Gabriel Medina, um deles, se tornou bicampeão mundial em dezembro.

Luz amarela
‘Verão Animado’, que a Band vem apresentando às 9 da manhã, todos os dias, é considerado como um tapa-buraco pela própria programação da casa. Deve sair do ar a qualquer momento. Ou no instante em que se encontrar alguma coisa melhor. Uma primeira edição do ‘Brasil Urgente’ é a ideia que, por enquanto, mais agrada.

Calendário
A Band já se prepara para dar início às gravações do próximo ‘MasterChef’. Os trabalhos vão começar oficialmente no dia 4 de fevereiro.


Bate – Rebate
‘O Tempo Não Para’ entrou na sua reta final de gravações…
… Até o final da semana que vem, de acordo com os cálculos da sua equipe, os trabalhos já estarão totalmente concluídos…
… No ar vai até o dia 28.
Márcia Goldschmidt passou uma tarde inteira na Band na semana passada…
… Foi com a família toda…
… Esteve com o dono Johnny Saad, entrou no programa do Datena, mas só isso…
… Nada foi tratado ou existe sobre o seu retorno.
Após alguns trabalhos no SBT, o jovem ator Filipe Bragança chega à Globo…
… Ele foi aprovado para o elenco de ‘Órfãos da Terra’, próxima novela das seis, e viverá um personagem que é fera em computadores…
… Também será o melhor amigo de um refugiado congolês.


C´est fini
A equipe de ‘Gênesis’, após mudanças solicitadas no roteiro, agora está às voltas com o capítulo 25 da novela. O projeto é liderado por Gustavo Reiz. Sobre este trabalho, quem vive o dia a dia da Record afirma que não é preciso ter pressa. É uma estreia prevista apenas para meados do ano que vem. Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!